Amazônia, por que a região é tão cobiçada por outros países?
Menu & Busca
Amazônia, por que a região é tão cobiçada por outros países?

Amazônia, por que a região é tão cobiçada por outros países?

Home > Notícias > Política > Amazônia, por que a região é tão cobiçada por outros países?

Ao longo de sua história, vimos a Amazônia ser desejada por muitos países e continentes. Essa floresta traz consigo uma riqueza gigantesca e uma importância sem limite.

O chamado “pulmão do mundo” tem um território extremamente vasto de, aproximadamente, 5 milhões e meio de km². Dessa forma, vários Estados partilham um pouco dessa exuberância da natureza. O Brasil entra com a maior porcentagem de posse, 60%, que é seguido pelo Peru, com 13% e com menores partes nos seguintes países: França (Guiana Francesa), Suriname, Guiana, Bolívia, Colômbia, Venezuela e Equador.

Sendo a maior floresta tropical e equatorial do mundo, a Amazônia tem um clima quente e úmido por estar perto da linha do Equador. A quantidade de chuvas é grande e a temperatura possui pouca variação durante o ano. Ela regula o clima de diversos países da América do Sul e do mundo. Além disso, ela abriga o rio Amazonas, que tem a maior bacia hidrográfica do mundo e contém uma grande quantidade de água doce.

Amazônia
Amazônia. | Foto: Reprodução.

Amazônia: Por que os países se interessam tanto pela floresta

Mas, afinal, por que a Amazônia é tão cobiçada pelos europeus? Há muito tempo, houve diversas investidas nesse território, não só pela Europa, mas também, por diversos países, como Estados Unidos e China.

Desde o início do séc. XVII (1637), os portugueses se lançaram na conquista e ocupação da Amazônia Brasileira, assim, despertando também o interesse de várias outras potências pela rica terra tupiniquim.

A Amazônia é um lugar que concentra uma biodiversidade riquíssima, a maior do mundo, para ser mais exata. Ela carrega consigo uma grande variedade de fauna e flora, o que a faz ser muito valiosa para a ciência e biologia e para o sistema capitalista. Ademais, tem uma grande quantidade  de madeira e reservas minerais, o que chama a atenção de muitos comerciantes. É também muito conhecida por regular o clima do planeta e pela grande quantidade de água doce contida nela, sendo mais um fator para ser extremamente desejada por todos.

Apesar de ser muito aclamada e reconhecida, a Amazônia está em constante devastação e, nos últimos anos, isso cresceu muito, principalmente por conta da agropecuária. Em junho deste ano, se mostrou que o desflorestamento teve um aumento de 25%, de janeiro a junho, comparado ao mesmo período de tempo de 2019, segundo dados Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Visto esse cenário catastrófico do ano de 2020, diversos investidores estrangeiros fizeram pressão sob o governo para a diminuição do desmatamento e esperam respostas e atitudes sobre isso.

É necessário que se tomem medidas, para que esse berço de uma biodiversidade tão valiosa seja preservado. A Amazônia é fundamental para diversos fatores ambientais e ela precisa ser protegida e valorizada.

Fontes:

______________________________
Por Júlia Stavracas e Mariana Nakamura – Fala! Cásper

Tags mais acessadas