Alumni Mackenzie – Uma Iniciativa que Busca Conectar Alunos e Ex-Alunos

Alguns alunos do Mackenzie estão com a ideia de trazer uma nova ferramenta de integração, com o objetivo de criar laços entre alunos (as) e ex-alunos (as) da universidade.

Baseado em uma iniciativa que já acontece nas universidades fora do Brasil, o Alumni Mackenzie veio para concretizar essa realidade por aqui também, a fim criar oportunidades por meio do contato entre os próprios alunos (as).

Para saber mais sobre este trabalho, trocamos uma ideia com o aluno Ton Silva, que vai nos explicar como tudo isso funciona. Confira:

FALA!: Ton, obrigado pelo seu tempo! Você é um dos desenvolvedores do Alumni Mackenzie? De onde surgiu essa ideia, e quem são os envolvidos na criação desse projeto?

T.S: Sim, sou um dos desenvolvedores junto com outros 15 Alumnus, divididos em 5 lideranças com determinados membros em cada uma.

A ideia surgiu durante um período no qual eu estava pesquisando sobre MBA’s em universidades do exterior, e percebi que em todas haviam informações sobre um tal de Alumni. Após pesquisas e conversas com um contato no Alumni da Universidade de Oxford, resolvi trazer a ideia para o Mackenzie, pois acredito que temos o potencial de fazer um grande e forte Alumni Mackenzista.

SONY DSC

FALA!: No site do Alumni Mackenzie dá pra ver que vocês tem algumas propostas, como realização de eventos, networking, trabalho voluntário e etc. Todos estes projetos representam o objetivo do Alumni? Ou tem mais?

T.S: A proposta principal do Alumni é integrar toda a rede de Ex-alunos/as de uma determinada universidade ou empresa. No nosso caso não será diferente, os meios mais comuns foram os que vocês citaram, além do fundo de bolsas para o novos Alunos da Universidade. Com o tempo, e conhecendo mais a comunidade mackenzista, vamos buscar outras ações que agreguem valor e que faça os Alumnus se sentirem bem e quererem participar ativamente dentro da comunidade.

FALA!: O Alumni é um projeto colaborativo? Como funciona?

T.S: Sim, hoje estamos construindo o Alumni de forma colaborativa. Tanto que na formação do time, procuramos Mackenzistas que pudessem contribuir com aquilo que são bons ou gostam de fazer (relacionado ou não com a sua área de graduação, o único requisito é ser mackenzista). Queremos que todos, ou grande parte dos serviços oferecidos pelo Alumni, sejam feitos por Ex-alunos da Universidade (daí vem a ideia: Uma rede feita por Mackenzistas para Mackenzistas). Um exemplo do que queremos fazer é o Mentoring, onde Ex-alunos em posições de gerência, auxiliarão outros Alumnus com palestras ou coaching para a sua carreira.

FALA!: Na sua opinião, qual é a maior vantagem de fazer essa troca de experiências entre alunos e ex-alunos?

T.S: A principal vantagem está relacionada com as oportunidades que poderão ser geradas. Quando eu falo de oportunidade, não restrinjo apenas às profissionais, como empregos, mas também incluo as vantagens sociais, como esportes, viagens, trabalhos voluntários, parcerias de negócio e etc. O fator mais importante para se tirar um bom proveito de uma Rede Alumni é estar aberto para conhecer pessoas, além de participar dos eventos, é claro.

SONY DSC

FALA!: Para fechar, pode nos contar como o aluno pode participar, e como vai se desenrolar a sua participação dentro do Alumni ?

T.S: Hoje, a principal forma de participar do Alumni é curtindo a nossa fan page (clique AQUI e acesse), realizar o cadastro no site e nos ajudar convidando os amigos para curtirem a nossa página do facebook e/ou se cadastrarem no site. No mesmo site, tem um espaço onde as pessoas que quiserem apoiar o Alumni, seja com serviços, produtos ou apoio financeiro, podem nos escrever uma mensagem.

Conforme avançarmos na criação da rede social para o Alumni, os cadastrados receberão um convite para realizarem o cadastro (onde serão feitas algumas validações para termos certeza que se trata de um aluno/a ou ex-aluno/a). As funcionalidades da rede ainda estão sendo definidas, então não consigo dar spoilers/detalhes sobre elas, mas posso dizer que queremos fazer algo que possibilite o Alumnus a navegar e conectar-se com outros Mackenzistas, de modo fácil e de acordo com os seus interesses.

Além da Rede Social, queremos realizar eventos que mobilizem alunos/as de acordo com cursos e interesses (para 2017 estamos prevendo pelo menos 3 grandes eventos), como palestras ou workshops. Na questão de carreiras, teremos o painel de vagas, onde publicaremos algumas pesquisas sobre Mackenzistas no mercado de trabalho, palestras com Head Hunters e materiais sobre o melhor uso de redes sociais, como o LinkedIn e o preparo do seu CV. Essas serão algumas das ações previstas pelo Alumni.

Ou seja, teremos muito trabalho pela frente, estamos muito animados para o lançamento oficial e o início dos trabalhos junto com a nossa comunidade Mackenzista.

copy-of-alumni-1-2

Links:

-> Site Alumni Mackenzie

-> Facebook Alumni Mackenzie

Por: Marcelo Gasperin – Fala! Universidades

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como