Home / Colunas / AIESEC – experiência global para o universitário

AIESEC – experiência global para o universitário

A AIESEC é uma iniciativa que está inserida em algumas universidades (como a USP, a FGV, a ESPM e outras) e que promove intercâmbios. Conversamos com Ian Nobre, presidente da organização no Mackenzie, e ele nos esclareceu alguns pontos interessantes para quem se interessa em conhecer, participar e otimizar seu currículo com uma experiência global. Confira nosso bate-papo:

01) O que a AIESEC promove, literalmente, para o aluno?

A AIESEC desenvolve liderança por meio de intercâmbios. O estudante, inserido no contexto e situações promovidas pela organização, está apto a desenvolver competências que ativarão o líder que há em cada um de nós. São habilidades como: relação interpessoal, autoconhecimento, visão global e empreendedora, pro atividade, responsabilidade social, entre outras.

02) Você acredita que o jovem universitário precisa se manter cada vez mais globalizado para o mercado de trabalho?

Com certeza! O atual contexto do mercado de trabalho exige de todos um diferencial e o maior nível de conhecimento possível. Com a globalização crescendo pelo mundo, essa é a melhor saída.
O número de jovens que querem acelerar seu desenvolvimento, inovando e participando de experiências internacionais só cresce e demonstra a importância desta questão.

03) O programa da AIESEC tem um foco? Como para o mercado de trabalho, para a área de pesquisa,  ou para o desenvolvimento do atual curso do aluno? Ou é algo diferente de tudo isso?

A AIESEC é focada no desenvolvimento individual de cada participante de nossos programas. Isso não depende de seu curso ou da área que for atuar, temos diversas opções e segmentações para o trabalho. Todas as etapas de nossas atividades são voltadas para saber como desenvolver as competências desejadas em suas experiências e colocar isso em prática.
Como resultado, geramos pessoas e profissionais melhores na sociedade e causamos o impacto positivo que tanto buscamos em organizações e empresas ao redor de um mundo mais conectado.

04) Em quais países a AIESEC está presente?

A AIESEC está presente em mais de 125 países e territórios espalhados por todos os continentes. Para a realização dos intercâmbios temos cooperações e indicações como parte do processo.

05) Como é feita a seleção para participar do programa?

Para participar, tanto do programa Cidadão Global (experiência voluntária) quanto do Talentos Globais (experiência corporativa), a seleção é feita por apresentação do intercâmbio e conhecimento do perfil do interessado. Com todas as expectativas alinhadas e filtragem de perfis feita, o jovem é inserido em uma plataforma com todas as vagas de nossos programas e estarão aptos, com o suporte da equipe responsável da AIESEC, a se aplicar às vagas que forem de interesse e passar por uma entrevista e seleção do projeto no exterior.
Tudo aprovado, é só oficializar com documentações, contrato e pagamento e ir para o seu intercâmbio com a experiência acompanhada de perto pela organização!

Cidadão_Global

GCDP_facebook_IMG_Share

Hoje em dia tudo está globalizado, desde um simples jogo de vídeo game até o mercado de trabalho em suas mais diversas áreas. A AIESEC promove e estimula essa globalização com foco no universitário e no seu desenvolvimento pessoal, mas também engloba o envolvimento com projetos de responsabilidade social. Quer saber mais? Acesse os links e entre em contato:

Acesse AQUI o site oficial da AIESEC.

Acesse AQUI a página oficial no Facebook.

Por: Redação Fala!Universidades

Confira também

Os piores lutadores da história do UFC

Muitos lutadores buscam a vida inteira disputar o UFC, por ser o maior campeonato de ...