Após problemas no supercomputador do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e consequente atraso no resultado dos votos de algumas regiões, Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL) disputam o segundo turno para a prefeitura de São Paulo. Sendo assim, no primeiro turno, o candidato tucano recebeu a maioria dos votos, somando 32,85%, enquanto o ex-candidato à presidência de 2018 teve 20,24%.
De acordo com a pesquisa da XP/Ipespe, que foi divulgada nesta quarta-feira (18), o atual prefeito de São Paulo conta com a maior intenção de votos para o segundo turno, com 48%. Por outro lado, conforme a estimativa, Boulos tem 32% de chance. Já com relação a brancos e nulos, a porcentagem é de 15%, e 5% não souberam responder.

O estudo da XP/Ipespe é o primeiro desde a divulgação do resultado. Mas o portal Terra alerta que “a margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou menos”.
Além disso, antes da apuração do primeiro turno, a diferença entre os candidatos era maior. Assim, na simulação anterior – entre 9 e 10 de novembro -, Covas tinha uma margem maior sobre o concorrente, 55% contra 24%. Entretanto, hoje, a diferença caiu para 16 pontos percentuais.
Dessa forma, confira a agenda de debates para o segundo turno e relembre as propostas de cada candidato à prefeitura de São Paulo.
Bruno Covas (PSDB)
Em seu plano de governo, o objetivo é “levar a cidade de São Paulo a um novo patamar de desenvolvimento social, econômico e urbano”. Ademais, o atual prefeito e candidato à reeleição visa lançar projetos voltados para o desenvolvimento e a saúde infantil.
Ainda, o tucano defende uma menor polarização, incentiva a participação ativa da população no desenvolvimento da cidade e planeja ampliar a pauta ambiental para todas as áreas da gestão pública.
Confira todas as propostas clicando aqui.
Guilherme Boulos (PSOL)
Em primeiro ponto, Boulos visa a melhoria da prestação de serviços pela prefeitura. Sendo assim, seu plano se governo busca uma retomada econômica a partir de ações na saúde pública e geração de emprego, principalmente.
Além disso, o plano de governo também pensa em uma reforma tributária – tendo como base os impostos. Dessa maneira, por exemplo, a tarifa do IPTU para mansões aumentaria.
Saiba mais sobre suas propostas aqui.
Agenda de debates do segundo turno
16 de novembro – CNN (realizado)
O programa começou às 21h e foi considerado “civilizado“.
18 de novembro – Estadão
Neste dia, o candidato Guilherme Boulos (PSOL) será entrevistado, às 13h.
19 de novembro – Estadão
O candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB), será entrevistado pelo veículo, também às 13h.
19 de novembro – Band
O início será às 22h30.
21 de novembro – SBT
O debate começará às 17h45.
22 de novembro – Record
O debate será feito às 22h.
23 de novembro – TV Cultura
A emissora trará um Roda Viva especial, no qual os dois candidatos serão questionados sobre suas propostas individualmente, em apenas uma edição. Assim, ocorrerá às 22h.
24 de novembro – RedeTV!
Terá início às 22h30.
26 de novembro – Folha de S. Paulo
Os candidatos serão entrevistados pelo jornal, mas o horário ainda não foi divulgado.
27 de novembro – Globo
O último debate do segundo turno em São Paulo será feito pela emissora Globo. Assim, seu início será após a novela das 21h, A Força do Querer.
____________________________________
Por Isabela Cagliari – Redação Fala!