Ações solidárias nas faculdades: conheça algumas iniciativas

Home > Universidades > Ações solidárias nas faculdades: conheça algumas iniciativas

Diversas faculdades em São Paulo, entre elas Mackenzie, Anhembi Morumbi e Cásper Líbero, desenvolvem diferentes ações solidárias que abrangem diversos temas. Conheça mais estes projetos e apoie as causas!

Mack Solidário

O Mack Solidário é um apoio exclusivo aos alunos, pais e responsáveis mackenzistas. Em parceira com grandes empresas, a universidade desenvolveu um projeto voluntário para colaborar com a recolocação no mercado de trabalho em tempos de crise econômica ocorrida no país, reafirmando seu compromisso social.

A instituição, sensibilizada pelo aumento no índice de desemprego no Brasil, resolveu facilitar o retorno ao mercado de trabalho e, por isso, promove essa ação gratuita. Entretanto, não existe nenhuma intervenção direta no processo de contratação.

Como funciona?

O processo de participação ocorre em cinco etapas. Na primeira, o aluno ou responsável deverá enviar um e-mail para macksolidario@mackenzie.br. Na mensagem enviada o código de matrícula deverá ser indicado. Caso seja o responsável, o número de CPF e código de matrícula do aluno que é representado deverão estar incluídos.

Em resposta, será enviado um link para acesso e inscrição. As empresas interessadas consultarão o link e havendo interesse, farão o contato. Os dados ficarão disponíveis por 90 dias no banco de currículos.

Depoimentos

No site do Mackenzie estão vários comentários positivos em relação ao projeto: de quem conseguiu emprego; pessoas satisfeitas em fazerem parte da “família mackenzista” e outros elogios à iniciativa.

Cásper Solidária

É uma entidade da Faculdade Cásper Líbero que deseja propagar o sentimento de empatia por meio do trabalho voluntário. Você pode entrar em contato e participar por meio do e-mail caspersolidaria@gmail.com ou da página do Facebook.

Foto retirada da página de Facebook do grupo Cásper Solidária

Algumas ações já realizadas

O Hospital CVV Francisca Júlia, responsável por oferecer tratamento especializado de transtornos mentais e dependência química para homens e mulheres com planos de saúde conveniados e particulares, estava precisando de ajuda para arrecadar alimentos não perecíveis e sabonetes. As doações aconteceram o ano passado, no período de 21/10 até 31/10.

Dia 13 de outubro de 2019, os voluntários brincaram com as crianças das 10h às 13h no orfanato CCA ZAKI NARCHI. O evento contou com um tobogã inflável e muitas atividades. Para participar era necessário somente levar um salgado ou um doce.

Trote Solidário – Anhembi

O Trote Solidário da Faculdade Anhembi Morumbi conta com diversos eventos culturais e artísticos para diferentes públicos. O evento deste ano ocorreu em fevereiro e foi composto por doze ações. Confira abaixo quais foram elas:

Ação
SPA de portas abertas
Welcome Medicina Veterinária
Gincana de arrecadação de alimentos entre alunos calouros dos campus Paulista 2, Vila Olímpia e Mooca.
Arrecadação de material escolar
Exibição e Debate do Filme “Mulheres contra a AIDS”
Roda de Conversa sobre Saúde Emocional
Palestra “Responsabilidade Social na Universidade: como podemos impactar positivamente a sociedade?” Lançamento oficial da Campanha de Arrecadação de Lacres com a #EntreRodas
Exibição e Debate do Filme “O Veneno Está na Mesa”
Roda de Conversa sobre Raça
Refeição do Bem
Roda de Conversa sobre Diversidade religiosa
Exibição e Debate do Filme “Damiana Kryygi”

Cada semestre conta uma grade diferenciada de atividades solidárias e inclusivas.

Referências: site do Mackenzie; Facebook Cásper Solidária; Portal Anhembi.