A técnica de Sandro Tonali: Conheça a carreira do jogador A técnica de Sandro Tonali: Conheça a carreira do jogador
Menu & Busca
A técnica de Sandro Tonali: Conheça a carreira do jogador

A técnica de Sandro Tonali: Conheça a carreira do jogador

Home > Notícias > Esporte > A técnica de Sandro Tonali: Conheça a carreira do jogador

Andrea Pirlo é talvez um dos maiores meio-campistas da história da Itália e do futebol mundial. Dono de uma classe excepcional e passes magníficos, o agora treinador, atuou por grandes clubes italianos como Juventus, Milan e Internazionale, mas iniciou sua carreira no tradicional Brescia, localizado no norte do país. Anos depois, outro jovem talento de características parecidas e até semelhante na aparência surgiu na base da equipe. Trata-se do talentoso Sandro Tonali, de apenas 20 anos.

Sandro Tonali
Sandro Tonali em ação pelo Brescia, da Itália. | Foto: Transfermarkt.

Sandro Tonali

Nascido em Lodi, próximo à Milão, começou no futebol aos 7 anos, no pequeno Lombardia Uno, e logo se transferiu para o Piacenza, onde atuava como atacante. Aos 12, se juntou a base do Brescia e se desenvolveu, sendo recuado para jogar como meio-campista, até chegar a equipe principal.

Tonali fez a sua estreia como profissional em agosto de 2017, em partida válida pela Serie B, contra o Avellino. Seu 1º gol saiu apenas 8 meses mais tarde, em uma vitória por 4×2 contra o Salernitana após um belo chute de fora da área.

Andrea Pirlo
Andrea Pirlo em seu tempo de Brescia e Sandro Tonali, desde cedo muito comparado ao craque italiano. | Foto: Goal.com.

Na sua temporada de estreia na equipe principal, Sandro jogou 19 partidas na Serie B, a segunda divisão italiana, além de atuar alguns jogos na equipe sub-19. No ano seguinte, O talentoso volante italiano assumiu a titularidade do Brescia e apresentou uma grande evolução técnica. Ao todo, marcou 3 gols e distribuiu 7 assistências, foi eleito o melhor jovem jogador do torneio e ajudou a equipe a conquistar o título da competição e voltar à elite da Itália após 9 anos. Sua estreia na 1ª divisão aconteceu no dia 25 de agosto de 2019, em uma vitória por 1×0 contra o Cagliari.

Seu maior momento na temporada foi um belíssimo gol de falta de longa distância contra o Genoa, válido pela 9ª rodada da liga. Além do gol, Tonali ainda deu uma assistência nas partidas à frente do Bologna, Napoli (nos dois jogos), Cagliari, Hellas Verona e Atalanta.

Apesar de um ano complicado para o Brescia, que terminou com mais um rebaixamento do clube para a Serie B, a promessa italiana teve uma excelente temporada, atraindo atenção de gigantes equipes europeias. Na atual janela de transferências, O Milan parece o destino mais provável do jogador, que é apaixonado pelo time desde a infância.

Pela seleção da Itália, Tonali foi convocado para jogar o Europeu sub-19 em 2018, e brilhou com a camisa da “Azzurra”, sendo um dos melhores jogadores do torneio e ajudando o seu país a alcançar à vice-colocação. No ano seguinte, disputou o Europeu sub-21, sem grande destaque, e estreou pela seleção principal em outubro, numa partida válida pelas Eliminatórias da Eurocopa 2020 contra Liechtenstein. O jovem ainda atuou em mais 2 jogos, contra a Bósnia fora de casa e contra a Armênia em casa, na cidade de Palermo.

Sandro Tonali futebol
A joia italiana Sandro Tonali em ação pela seleção. | Foto: Youtube/Sion.

Principais características

Tonali é um meio-campista de muita força, criatividade e elegância em campo. Capaz de efetuar lançamentos incríveis, a joia italiana tem uma excelente visão de jogo e uma capacidade única de ler a partida. Sua maturidade e postura nos jogos impressionam por conta da sua pouca idade, já se posicionando como um líder desde cedo.

Suas principais fraquezas são na marcação e na bola aérea, características que ainda podem ser desenvolvidas. Em julho de 2019, Sandro foi nomeado pela UEFA um dos 50 principais jovens talentos da Europa a serem observados na temporada 2019/2020.

Se a sua transferência para o Milan for concretizada, o clube da cidade de Milão terá um jogador com um imenso potencial em mãos. A equipe, que está vivendo um processo de reconstrução, possuirá em Tonali a peça-chave para o seu futuro. Um jogador apaixonado pelo clube e com um grande senso de liderança tem totais condições de se desenvolver ainda mais e alcançar todas as expectativas que são esperadas dele.

Pela Itália, Sandro também será um jogador fundamental, pois falta um atleta de destaque como 1º volante, depois da aposentadoria de Daniele De Rossi e Andrea Pirlo. Após o fracasso nas últimas duas Copas do Mundo que disputou, além de não ter classificado para a competição na Rússia em 2018, os italianos necessitam que sua seleção melhore e volte a ser protagonista como em 2006, no seu tetracampeonato mundial.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

__________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas