Home / Colunas / A pressão psicológica durante a vida acadêmica

A pressão psicológica durante a vida acadêmica

Por Mayara Santos e Ligia Barcala – Fala! Anhembi

A pressão para a escolha de uma carreira logo após o término do ensino médio faz com que muitos jovens ingressem na faculdade sem a consciência plena do caminho que estão tomando. Essa escolha, por vezes precipitada, acaba gerando futuros profissionais insatisfeitos, fazendo com que os recém-formados repensem toda sua formação e questionem se ela realmente valeu a pena.

Dados de 2014 mostram que 80% dos formandos das universidades brasileiras se encontram em apenas seis áreas do conhecimento, o que gera uma escassez de vagas e falta de espaço no mercado para tantos profissionais. Segundo o estudo “Educação para o trabalho: desenhando um sistema que funcione”, feito pela consultoria multinacional McKinsey & Company, apenas 45% dos universitários se sentem preparados para exercer sua profissão. A perspectiva das empresas não é muito diferente, uma vez que 48% delas não estão satisfeitas com os candidatos.

Leia Mais

Confira também

Good Girls: a melhor série para ver no feriado

Por Nayara Salaverry – Fala!USP Uma dose de ação e comédia que vai te convencer ...

3 Coment.

  1. Muito bom o texto, parabéns às autoras.

  2. Gabriela Cavani

    Me identifiquei muito com o texto. Minha maior dificuldade era conseguir conciliar faculdade e trabalho, e pra isso não conseguia dormir direito, o que me deixava muito estressada.

  3. Jorge Candido S. C. Viana

    Meu interesse em matérias ou artigos que possam ser divulgados por este site, sempre serão interessantes. inclusive para aplicação jurídica em diversos campos da área.
    Sempre que me utilizar de uma citação, que eventualmente encontre em artigos publicados, serão citadas a fonte e seu repesctivo autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *