A personalidade de Gabriel Veron: trajetória do destaque do Palmeiras A personalidade de Gabriel Veron: trajetória do destaque do Palmeiras
Menu & Busca
A personalidade de Gabriel Veron: trajetória do destaque do Palmeiras

A personalidade de Gabriel Veron: trajetória do destaque do Palmeiras

Home > Notícias > Esporte > A personalidade de Gabriel Veron: trajetória do destaque do Palmeiras

Na atual temporada do futebol europeu, o atacante Gabriel Jesus já marcou 3 gols em 10 partidas pelo Manchester City. O jogador revelado pelas categorias de base do Palmeiras tem ganhado o seu espaço no clube inglês, tendo marcado 14 gols e distribuído 8 assistências na última edição da Premier League, tudo isso após ter conquistado a Copa do Brasil em 2015 e o Brasileirão em 2016, pelo time alviverde. Hoje, outro Gabriel vem encantando a torcida palmeirense e mostrando um grande potencial: trata-se do jovem Gabriel Veron, de apenas 18 anos.

Gabriel Veron
Jovem Gabriel Veron atuando em um clássico contra o Corinthians. | Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras.

Gabriel Veron

Nascido em Assu, no estado do Rio Grande do Norte, Veron começou jogando bola aos 8 anos de idade, no futsal, e mudou para o campo quando tinha 13. Nessa época, o atacante foi descoberto por um empresário em uma peneira, com cerca de 300 garotos em Ipanguaçu, cidade próxima a sua, que o levou para atuar nas categorias de base do Santa Cruz de Natal. Lá, Gabriel jogou por 2 anos até se transferir para o Palmeiras, em 2017, para atuar na categoria sub-15.

Na base palestrina, Veron teve muito sucesso e enfileirou títulos. Em 2018, ele ganhou o Campeonato Paulista sub-17 e o Mundial de clubes da categoria, conquista essa que se repetiu no ano seguinte. Além disso, o atacante venceu a Copa do Brasil e a Supercopa, com participação também nos títulos da equipe sub-20 do Paulista e da Copa do Brasil. Sua estreia como profissional aconteceu no dia 28 de novembro do ano passado, na derrota por 1×0 para o Fluminense, pela 35ª edição do Campeonato Brasileiro.

futebol
Gabriel Veron quando atuava nas categorias de base do Santa Cruz-RN. | Foto: Arquivo pessoal/Mãe do Veron.

Além da partida contra o Fluminense, Veron também atuou contra Goiás e Cruzeiro, tendo marcado os seus 2 primeiros gols como profissional no jogo contra os goianos. Em 2020, o atacante começou ganhando espaço na equipe principal desde do início do ano, com o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Jogou 6 partidas no Campeonato Paulista e entrou em seu primeiro jogo de Libertadores contra o Tigres, da Argentina. Na volta do futebol após a parada por conta da pandemia da Covid-19, Gabriel fez gol em dois jogos seguidos, incluindo contra o rival Corinthians fora de casa. Até agora, foram 8 gols e 3 assistências na temporada e muitos elogios pelo atual treinador do Palmeiras, Abel Ferreira.

Pela seleção brasileira, Veron é convocado para a equipe sub-17 desde 2018. No ano passado, além de ter disputado o Sul-Americano, o jovem foi fundamental no título do Mundial da categoria pelo Brasil, sendo eleito o melhor jogador da competição. Em outubro deste ano, o treinador André Jardine chamou o garoto para um período de treinos com a seleção sub-20 no CT da Granja Comary.

Características principais

Gabriel Veron palmeiras
Gabriel Veron recebendo o prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo sub-17. | Foto: Alexandre Loureiro/ CBF.

Gabriel Veron é um atacante que atua pelos lados do campo com muita velocidade e arrancadas ao longo de todo o jogo. Sua capacidade de driblar no 1×1 é essencial no seu estilo de jogo, permitindo ao atleta criar jogadas com muita criatividade e eficiência.

Sua finalização também é um ponto forte, principalmente pela sua frieza em frente aos goleiros adversários. Sua maior fraqueza é na dedicação na defesa, um aspecto que pode ser facilmente aprimorado com o tempo.

Agora, nas semifinais da Libertadores, após a vitória contra o Libertad por 3×0, o treinador português Abel Ferreira tem convicção de que Veron já está totalmente adaptado ao profissional e será uma peça fundamental ao time nos próximos desafios da temporada.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_____________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas