Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
A nova geração do Ajax

A nova geração do Ajax

Por Pedro Souza – Fala!Cásper

Após eliminar Real Madrid e Juventus na Champions League, o Ajax se tornou o time do momento na Europa. Com um futebol envolvente marcado pela troca de passes, a nova geração do clube holandês tem chamado a atenção de gigantes europeus e dos amantes do mundo da bola. E o mais fascinante é que a maioria dos jogadores foi revelada no próprio clube.

O Ajax, além de ser um dos clubes mais vitoriosos da Europa, com 4 títulos da Champions League, destaca-se historicamente pelas suas excelentes categorias de base, revelando craques como Clarence Seedorf, Van Basten e Johan Cruijff.

Segundo o Lance, o clube não tem apenas a cultura de revelar grandes jogadores, mas todo um ambiente para gerar novos atletas da melhor maneira possível. Entre os principais motivos para criar craques, está o foco no desenvolvimento da técnica, visão de jogo, personalidade e velocidade dos jogadores. A junção desses quatro elementos é conhecida como modelo TIPS (em inglês, technique, intelligence, personality and speed). O clube também investe na educação, tendo escolas para os próprios atletas.

Associado a esse ambiente, a filosofia do clube aposta no aperfeiçoamento da coordenação motora, marcação, cabeceio, finalizações, posicionamento em campo, entendimento do estilo de jogo e treinos em espaços reduzidos. Assim, o jogador já entra em contato com o estilo de jogo usado na equipe

principal ainda nas categorias de base. Além disso, o Ajax utiliza com frequência seus jovens atletas, criando um espaço propício para esse desenvolvimento.

O resultado dessa metodologia pode ser visto nas últimas convocações para as seleções. Segundo o site Futebol Holandês, o Ajax foi o time do campeonato nacional que mais teve jogadores chamados, com dezesseis atletas.

Entre os principais destaques do atual elenco revelados pelo Ajax, podemos citar:

· Frenkie de Jong: volante de 21 anos, destaca-se pela precisão e agilidade nos passes e visão de jogo. Disputado entre os gigantes europeus, jogará pelo Barcelona na próxima temporada.

· Matthijs de Ligt: zagueiro de muita força física e grande técnica, assumiu a braçadeira de capitão do time com apenas 19 anos, demonstrando sua confiança, maturidade e postura dentro de campo.

Resultado de imagem para van de Beek

· Donny van de Beek: meio campo de 21 anos, chama a atenção por sua dinamicidade, além de uma boa capacidade de finalização.

Ademais, o elenco conta com jovens estrangeiros essenciais para o excelente desempenho do Ajax na temporada, como o goleiro camaronês André Onana, de 23 anos, e o atacante brasileiro David Neres, de 22.

Resultado de imagem para david neres

Com a performance que vem apresentando, essa promissora geração do Ajax promete originar grandes ganhos para o clube, e para a seleção holandesa, nos próximos anos.

0 Comentários