A jovem promessa Adam Hložek e a República Tcheca de 2004
Menu & Busca
A jovem promessa Adam Hložek e a República Tcheca de 2004

A jovem promessa Adam Hložek e a República Tcheca de 2004

Home > Notícias > Esporte > A jovem promessa Adam Hložek e a República Tcheca de 2004

Aos 18 anos, o atacante checo Adam Hložek já possui mais de 20 gols e 20 assistências no profissional, atraindo olhares de gigantes europeus

Adam Hložek
O jovem Adam Hložek em uma partida do Sparta Praga. | Foto: Reprodução/Twitter/@MilanReports.

Após anos pertencendo a antiga Tchecoslováquia, a República Tcheca se separou e pode criar a sua própria seleção em 1994. Sua primeira grande campanha foi o vice-campeonato da Eurocopa em 1996, quando foi derrotada pela Alemanha por 2×1. Porém, foi em 2004 que a nação checa teve o seu melhor time. Petr Čech, Marek Jankulovski, Pavel Nedvěd, Milan Baroš e Jan Koller foram só alguns nomes daquela excelente seleção, que foi eliminada pela surpreendente e futura campeã Grécia na semifinal, além de fracassar posteriormente na Copa do Mundo de 2006, onde caiu na fase de grupos. Buscando renovar o seu elenco, o país do Leste Europeu aposta no jovem Adam Hložek, jogador do Sparta Praga.

Adam Hložek: início da carreira e estreia no profissional

Nascido na pequena Ivančice, de aproximadamente 9.760 habitantes, em 2002, Adam se transferiu do clube da sua cidade natal para o Sparta Praga quando tinha apenas 12 anos de idade. Foram necessários apenas mais quatro anos para que o garoto fosse integrado aos treinos e jogos da equipe profissional.

futebol
Adam Hložek (no centro) atuando pelas categorias de base do Slavia Praga. | Foto: Idnes.cz Sport.

Na temporada 2018/2019, Hložek jogou 11 partidas no Campeonato Checo sub-19 e marcou oito gols. Logo depois, fez sua estreia no time principal na Copa da República Tcheca contra o Slavoj Polna, onde já deixou a sua marca aos 46 minutos do 2º tempo, fechando o placar em 4×1. No mês seguinte, Adam também estreou na liga nacional, em um duelo contra o MFK Karvina válido pela 15ª rodada, com 16 anos, três meses e 16 dias, tornando-se o jogador mais jovem a entrar em campo pelo Sparta Praga em um jogo de liga na história. Ao todo, foram 12 gols e 3 assistências em 34 oportunidades naquela temporada.

Desenvolvimento e seleção

Em 2019/2020, Adam conquistou ainda mais espaço dentro do elenco, agora jogando apenas com o time principal. Ele fez a sua estreia em uma competição europeia na 3ª fase preliminar da Liga Europa, quando foi titular no jogo de volta contra o Trabzonspor, da Turquia. No final, ele anotou 9 gols e 9 assistências em 39 partidas, mostrando um grande desenvolvimento no seu jogo coletivo.

Vestindo as cores da seleção da República Tcheca, Hložek é convocado com frequência desde quando atuava pela categoria sub-15. No sub-21, participou de oito jogos, entre amistosos e eliminatórias para a Euro, marcou três gols e distribuiu uma assistência. Sua estreia na equipe principal ocorreu em setembro do ano passado pela Liga das Nações, em uma vitória por 3×1 contra a Eslováquia. Ele ainda atuou em um amistoso contra o Chipre no mês posterior.

República Tcheca
Adam Hložek jogando pela seleção principal da República Tcheca. | Foto: Getty Images.

Suas características e atual temporada

Adam Hložek tem uma finalização invejável para um jogador de apenas 18 anos de idade. Mesmo tendo 1,88m de altura, o jovem possui uma grande velocidade e aceleração, permitindo que ele atue tanto pela ponta-direita quanto pela ponta-esquerda. Seu jogo coletivo também é excelente, sempre disposto a deixar um companheiro de equipe na cara do gol, o que resulta no seu bom número de assistências temporada a temporada. Sua maior fraqueza aparece nas tomadas de decisão, aspecto que o checo precisa desenvolver melhor.

Na atual temporada, Hložek vem sendo ainda mais impactante. Já são 9 gols e 9 assistências nos 18 jogos que o jovem participou até aqui, números que atraem olhares de grandes clubes europeus. Liverpool, Milan, West Ham. Não são poucos os times que irão tentar contratar o tcheco na próxima janela de transferências. Mesmo tendo um contrato válido até junho de 2022, o Slavia Praga sabe que será muito difícil segurar Adam por mais um ano, já que o seu destino é brilhar nos gramados das principais equipes da Europa.​


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

____________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas