A importância do futebol em meio à pandemia
Menu & Busca
A importância do futebol em meio à pandemia

A importância do futebol em meio à pandemia

Home > Notícias > Esporte > A importância do futebol em meio à pandemia

O ano de 2020 trouxe para o mundo, muitas dúvidas e incertezas diante do Covid-19. Durante o nosso dia a dia, vem deixando, infelizmente, seu rastro em milhares de famílias. Porém, em meio aos meses de paralização do lazer, do trabalho e de demais atividades presenciais houve também a sua volta aos poucos.

Incertezas sobre a volta do esporte no mundo

Desde o inicio da pandemia e após muita polêmica do que era realmente essencial para evitar aglomerações e a propagação do vírus, chegou-se em um consenso depois de muita pressão de atletas, que precisavam continuar trabalhando e dependiam do esporte para o sustento de suas famílias. Além da população, que pedia mais entretenimento.

Então, seguindo os protocolos exigidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), vários esportes foram autorizados a voltar a suas atividades, como o futebol, vôlei, tênis, natação, hipismo, dentre outros.

As quatro linhas em meio ao dia a dia

O futebol, além de ser profissão de milhares de atletas, é emoção, paixão e é o esporte mais popular do Brasil e um dos grandes responsáveis pela construção identitária e cultural dos brasileiros. Após um dia de trabalho, estudo ou qualquer atividade cansativa, de muitos afazeres, de muitas preocupações, o ser humano tende a procurar algo que o faça sentir bem. 

Em uma entrevista com uma torcedora, que não quis se identificar, exemplifica o vínculo de importância do futebol na sua vida e de muitos torcedores espalhados pelo mundo:

Eu sou uma pessoa extrovertida, que gosta de brincar, conversar, fazer novas amizades… E principalmente Atleticana, né? Que essa é a característica principal. 

Identidade e futebol: um estudo sobre membros de uma torcida organizada, 2018, p.5.

Com a volta da bola redonda, as pessoas que acompanham estão mais felizes, dispostas. Chegar em casa e assistir a uma partida do seu time de coração deixa qualquer um em êxito e distração.

Mesmo que em poucas horas e em meio a dias de caos e notícias terríveis, o conforto é colocado de volta no coração de alguns torcedores. A paixão que as pessoas devotam ao seu clube de coração é outro indicador responsável por impulsionar o futebol a este posto de relevância sociocultural. 

futebol
Futebol em meio à pandemia. | Foto: Desacato.info.

A cultura do futebol na sociedade

Esse esporte mexe não apenas com gerações de famílias, mas com o sentimento de cada um, além das entrelinhas. Enfim, de modo geral, pode-se afirmar que os torcedores brasileiros atribuem ao futebol a difícil missão de aliviar as pressões e decepções sociais do seu cotidiano.

Alguns deles chegam ao ponto de depositar no futebol uma esperança de conquistar vitórias e sucessos que não conseguiram em suas vidas. Alguns se dedicam a vida toda a esse assunto. Jornalistas, assistentes, técnicos, jogadores, repórteres e até torcedores organizados, dentre muitos outros, mostrando o quão esse fenômeno de massa e importante no dia a dia das pessoas.

Demos graças à sua volta. Mesmo que em casa, no conforto do seu sofá, tomando uma cerveja, comendo algo ao lado da sua família para evitar aglomerações em bares e estádios pelo mundo, o futebol demostra sua importância para a saúde mental da sociedade, sendo assim, um grande entretenimento e motivo de bem-estar. 

_________________________________
Por Ítalo Trindade – Fala! UFG

Tags mais acessadas