Na edição anterior de A Fazenda, o ator Phellipe Haagensen foi expulso do reality após dar um selinho em Hariany sem permissão. Nadja Pessoa, por sua vez, foi expulsa da 10º edição ao agredir Caique Aguiar, após a formação da Roça.
Já, na edição atual, o cantor Biel que já se envolveu em polêmicas anteriormente, foi acusado de assédio pelos telespectadores após apalpar JP Gadelha duas vezes e abaixar a calça de um dos colegas de confinamento, em ambos os casos, sem permissão.
Ainda na 12ª edição, o jornalista Lucas Cartolouco deu um selinho, sem permissão, em Biel.

Diferente das edições anteriores, Biel e Lucas Cartolouco não foram expulsos do reality pelos atos cometidos sem consentimento. Abrindo margem a uma discussão sobre o que pode ou não ser caracterizado como assédio e motivo de expulsão.
Segundo o Código Penal, art. 216-A, “O assédio sexual é definido por lei como o ato de constranger alguém, com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”.
Diante do exposto acima, concluímos que os critérios utilizados não estão realmente claros, e em alguns casos, se tornam contraditórios. Criando dúvidas e abrindo preceitos para discussões futuras.
__________________________________
Por Alexandre Melo – Fala! Mack