A Fazenda 12: por que a edição é a mais acusada de manipulação? A Fazenda 12: por que a edição é a mais acusada de manipulação?
Menu & Busca
A Fazenda 12: por que a edição é a mais acusada de manipulação?

A Fazenda 12: por que a edição é a mais acusada de manipulação?

Home > Lifestyle > A Fazenda 12: por que a edição é a mais acusada de manipulação?

A Fazenda 12 está terminando e as acusações de manipulação continuam. Desde o início da edição, a produção do programa e a Record TV estão sendo acusadas de manipularem provas, edições de vídeo e votações para garantirem a vitória de um peão.

Não é a primeira vez que uma edição de A Fazenda enfrenta acusações como essa. Nos anos anteriores, alguns casos de manipulação foram comentados na internet. O programa de 2020, porém, foi a que mais gerou discussões nas redes sociais e até entre os participantes eliminados.

Manipulação na Fazenda 12?

A Fazenda 12, edição que começou em setembro desse ano e que está em sua reta final, começou com muitas polêmicas. Desde os participantes escolhidos, até a acusação de supostas falas machistas e homofóbicas proferidas da produção do programa geraram diversos comentários nas redes sociais. Mas o assunto mais recorrente são as supostas manipulações do programa para favorecer alguns peões e influenciar o público nas votações.

A Fazenda 12 é acusada de manipulação para favorecer peões.
A Fazenda 12 é acusada de manipulação para favorecer peões. | Foto: Reprodução.

Durante toda a edição, diversos foram os acontecimentos que deixaram os internautas incomodados, levando-os a acusarem A Fazenda 12 de manipular seus telespectadores.

Falta de punições na Fazenda 12

Algo que chamou atenção de muitos internautas que acompanham o programa é que alguns peões não sofreram punições quando necessário. Enquanto isso, outros foram punidos por pequenos deslizes. Segundo comentários nas redes sociais, isso indicaria uma preferência da produção do programa por alguns participantes, que poderiam ser cotados para uma final.

Dois dos peões que mais burlaram as regras do programa e que não receberam punições por isso foram Biel e Mirella.

A cantora combinou com dois participantes que se saíssem deveriam enviar informações de fora para ela. Luiza Ambiel e Lucas Selfie não passaram informações, porém o pedido de Mirella vai contra as regras do programa. A produção da Fazenda 12 não tomou nenhuma medida quantos aos pedidos da funkeira, que admitiu ter combinado a troca de informações com os ex participantes.

No caso de Biel, o peão descumpriu diversas regras do programa e pedidos do apresentador Marcos Mion. Dos casos mais comentados do cantor estão pegar comida escondido da produção e desobedecer às regras de Mion.

Com relação as comidas que Biel pegou durante as festas, a produção advertiu o jovem em todas elas, porém o cantor escondia os itens retirados de sua rotina pela produção, para poder usar depois. Sal e açúcar foram escondidos diversas vezes e utilizados pelo funkeiro durante seus castigos. Para os internautas, a produção do programa tinha ciência dos atos do peão, mas não o puniu em nenhum momento.

Biel também desobedeceu às ordens de Mion ao revelar para Victória Villarim qual seria seu poder da chama vermelha. O apresentador do programa proíbe até troca de olhares durante o momento. No episódio, a produção do programa tomou medidas após os internautas pressionarem o programa nas redes sociais.

Provas do Fazendeiro

Durante a edição de 2019, A Fazenda foi acusada diversas vezes de manipulação durante as provas do Fazendeiro. Nesta edição as queixas não foram diferentes. Muitas provas foram ditas como manipuladas e que teriam prejudicado o desempenho e até mesmo eliminado participantes.

A que mais causou polêmica foi a última prova do Fazendeiro, protagonizada por Lipe Ribeiro, Stéfani Bays e Jojo Todynho.

Na prova era necessário quebrar algumas telas com bolas. As telas representavam os peões e os outros participantes eliminavam uns aos outros ao jogar as bolas e acertar os alvos. A prova parecia simples, porém a produção deixou de lado detalhes importantes. As telas eram resistentes e não quebravam fácil, e mesmo ao quebrarem não aparentavam terem sido quebradas. Além disso, Marcos Mion não anunciou as telas quebradas no decorrer da prova.

O que aconteceu foi que Lipe e Stéfani permaneceram na prova, mesmo com suas telas quebradas, continuando a eliminar outros participantes. Ao final da prova, a vencedora foi Jojo Todynho, mas com a repercussão negativa do programa na internet a decisão foi revista.

Segundo Lipe e Stéfani eles entenderam que deveriam eliminar as cores dos participantes para ganhar, enquanto Jojo afirmava que era a cor que sobrasse que venceria.

A prova foi refeita e teve um novo ganhador. A produção decidiu que Stéfani foi a vencedora.

Na internet os comentários foram negativos, acusando a produção de favoritismo, de mal organizada e manipuladora.

Manipulação durante o programa

Além de problemas com as provas e com os peões, A Fazenda 12 foi acusada de manipular e esconder imagens cruciais do público. Na internet, os cortes feitos pela edição do programa foram tidos como manipulação de imagem.

Os cortes realizados pelo programa transmitido pela Record e pelo pay-per-view da emissora, a Play Plus, foram desde algumas interações entre os participantes como beijos, abraços, entre outros, até falas que poderiam mudar o rumo do jogo.

Polêmicas como as supostas falas machistas de Mariano, que revelariam que o cantor teria enganado a participante Jakeline Oliveira, além de ter traído sua namorada com a peoa, poderiam ter um desfecho diferente se o programa não cortasse o assunto.

A Fazenda 12 é acusada de manipulação no caso de Mariano
A Fazenda 12 é acusada de manipulação no caso de Mariano| Foto: Reprodução Record.

Segundo internautas e Mariano, o peão admitiu que Jake sabia de sua namorada e que ao entrar no reality, teria dado um tempo na relação com Nathália Midory. Além disso, o cantor teria tido uma conversa com Jojo a respeito de suas falas machistas. A cantora teria explicado para o rapaz o peso de suas palavras e triam desabafado um com o outro.

Ambas as conversas ocorreram dentro do programa, mas nunca foram passada na íntegra, seja na televisão ou no Play Plus.

Para muitos internautas, os cortes tanto prejudicaram quanto ajudaram os peões. Além disso, algumas edições foram consideradas homofóbicas pela internet, pois a produção evitou mostrar na televisão e no pay-per-view beijos entre participantes do mesmo sexo.

___________________________________________

Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas