A fase de grupos da Champions League chegou ao fim
Menu & Busca
A fase de grupos da Champions League chegou ao fim

A fase de grupos da Champions League chegou ao fim

Home > Notícias > Esporte > A fase de grupos da Champions League chegou ao fim

Vamos conhecer os 16 classificados para as oitavas de final da Champions League

Champions League
A “Orelhuda”, troféu da Champions League. | Foto: Reprodução.

Nesta quarta-feira (09), foi realizada a última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, e foram decididos os 16 times classificados para as oitavas de final. Vamos descobrir quais são as equipes! O sorteio dos confrontos acontece na próxima segunda-feira.

Oitavas de final da Champions League

Grupo A — Bayern de Munique e Atlético de Madrid

bayern de munique
Muller batendo pênalti contra Oblak. | Foto: Sergio Perez.

O Bayern de Munique foi o primeiro colocado no Grupo A, com uma campanha de 5 vitórias e 1 empate, com 18 gols marcados e apenas 5 sofridos. O atual campeão é considerado novamente o principal favorito ao título da principal competição entre clubes do mundo. O time alemão conta com Robert Lewandowski como seu principal jogador na busca do bicampeonato.

Já o Atlético de Madrid, foi o segundo colocado, com uma campanha de 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota, com 7 gols marcados e 8 sofridos. O time espanhol é atualmente o líder de La Liga e pode chegar longe na competição, dependendo do sorteio. O principal jogador dos Colchoneros na temporada é João Félix, o português finalmente “despontou” e está virando a estrela que todo mundo esperava.

Grupo B — Real Madrid e Borussia Monchengladbach

Champions League jogos
Marcus Thuram e Sergio Ramos se destacam na Champions League. | Foto: Reprodução.

O Grupo B foi o único grupo que todos os times tinham chance de classificação na última rodada, e o Real Madrid foi o time que conseguiu a primeira colocação, com uma campanha de 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. O maior campeão da competição não está em uma fase boa, mas sempre está figurando entre os favoritos ao título. Os merengues contam com Karim Benzema e Sergio Ramos como seus principais jogadores em busca do décimo quarto título.

Já a segunda vaga, ficou com o Borussia Monchengladbach, com uma campanha de 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. O time alemão surpreendeu e conseguiu avançar para a próxima fase, sendo um dos azarões em busca do título. Os Potros contam com a dupla de ataque Marcus Thuram e Alassane Pléa, os franceses são os dois artilheiros e os dois maiores assistentes do time na competição, Pléa tem 5 gols e 3 assistências e Thuram tem 2 gols e 2 assistências.

Grupo C — Manchester City e Porto

oitavas de final Champions League
Sergio Aguero cobrando pênalti contra o Porto. | Foto: Reprodução.

O primeiro colocado do Grupo C foi o Manchester City, com uma campanha de 5 vitórias e 1 empate, mas o destaque do time foi a defesa, que sofreu apenas 1 gol nessa fase de grupos. O time inglês sempre entra como forte candidato ao título, mas “sente” o peso da competição e não consegue chegar longe. Os dois melhores jogadores dos citizens na atual edição são Ferrán Torres, com 4 gols, e obviamente Kevin De Bruyne, com 4 assistências.

Já o segundo colocado foi o Porto, com uma boa campanha de 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota, com, mais uma vez, sua defesa se destacando, sofrendo apenas 3 gols em 6 jogos, todos para o City. O time português já tinha garantido a classificação e é considerado uma surpresa se conseguir chegar longe na competição. O destaque dos Dragões são Sérgio Oliveira, com 3 gols, e o mexicano Jesús Corona, com 2 assistências.

Grupo D — Liverpool e Atalanta

Liverpool
Hateboer e Diogo Jota em confronto. | Foto: Reprodução.

O primeiro colocado do Grupo D foi o Liverpool, com uma campanha de 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota, também sofrendo apenas 3 gols na fase de grupos. O time inglês entra como um dos favoritos ao título, mais uma vez, e deve chegar longe na competição. Os Reds contam com seu quarteto iluminado para se destacar: Salah, Mané, Jota e Firmino, os quatro sempre entram bem e podem decidir uma partida mesmo saindo do banco.

Já o segundo colocado do grupo foi a Atalanta, que garantiu a classificação na última rodada depois de vencer o Ajax fora de casa, por 1×0. A equipe italiana chegou nas quartas de final ano passado e ficou marcada pela intensidade comandada por Gian Piero Gasperini. Os seus destaques na competição são Papu Goméz, com 2 assistências, e Duván Zapata, com 3 gols.

Grupo E — Chelsea e Sevilla

Chelsea
Acuña e Werner em disputa de bola. | Foto: Reprodução.

O Chelsea foi o primeiro colocado do Grupo E, com uma campanha de 4 vitórias e 2 empates, sofrendo apenas 2 gols em 6 jogos. A equipe inglesa está invicta há 17 jogos e vem fazendo uma Premier League muito boa, em terceiro lugar, apenas atrás de Tottenham e Liverpool. Os destaques dos Blues na competição são os dois centroavantes, Timo Werner, com 3 gols, e Olivier Giroud, com 5 gols (4 em uma partida contra o Sevilla).

Já a segunda vaga ficou com o Sevilla, com 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota, apenas um ponto atrás do Chelsea. O atual campeão da Europa League pode surpreender se pegar um dos times “mais fracos” no sorteio, mas não é favorito para nenhum confronto. Os destaques do time espanhol na competição são o marroquino Youssef En-Nesyri, com 4 gols, e o croata ex-Barcelona Ivan Rakitic, com 2 gols.

Grupo F — Borussia Dortmund e Lazio

Borussia Dortmund na champions league
Sancho em partida contra a Lazio pela Champions League. | Foto: Getty Images.

O primeiro colocado do Grupo F foi o Borussia Dortmund, com uma campanha de 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota, marcando 12 gols nos 6 jogos. A equipe alemã não vem fazendo um campeonato nacional muito bom, está apenas no 4º lugar, a 4 pontos do líder Bayern de Munique. Os destaques dos aurinegros na competição são obviamente Erling Haaland, com 6 gols, e Jadon Sancho, com 2 gols e 2 assistências.

A segunda vaga do Grupo F foi a Lazio, com uma campanha de 2 vitórias e 4 empates. A equipe italiana garantiu a classificação na última rodada após empatar com o Club Brugge, no Stadio Olimpico, e no campeonato italiano está apenas na 7º posição. Os melhores jogadores da equipe comandada por Simone Inzaghi são Ciro Immobile, com 5 gols, e Joaquín Correa, com 2 gols e 2 assistências.

Grupo G — Juventus e Barcelona

cristiano ronaldo e messi
Os melhores do mundo em confronto na última rodada. | Foto: AFP.

Na primeira colocação do Grupo G ficou a Juventus, com uma campanha de 5 vitórias e 1 derrota, a equipe italiana conseguiu a liderança após bater o Barcelona por 3×0 na última rodada em pleno Camp Nou. A Velha Senhora está apenas na quarta posição na Série A, a 5 pontos do líder Milan. Os destaques dos bianconeros na competição são Álvaro Morata, com 6 gols, Juan Cuadrado, com 5 assistências, e claro, Cristiano Ronaldo, com 4 gols em 4 jogos.

Já na segunda posição, ficou o Barcelona, com a mesma campanha da Juventus, perdendo apenas no critério do confronto direto, por conta da derrota por 3×0 em sua casa. A temporada da equipe culé é decepcionante até aqui, está apenas na nona colocação na La Liga e não joga um futebol empolgante. Os destaques na competição são Ousmane Dembelé, com 3 gols e 2 assistências, e Lionel Messi, com 3 gols e 2 assistências também.

Grupo H — PSG e RB Leipzig

Neymar
Neymar na semifinal do ano passado contra o Leipzig. | Foto: Reprodução.

Neste grupo, 3 times brigavam por duas vagas na última rodada: PSG, RB Leipzig e Manchester United. A primeira vaga ficou com o time francês, uma campanha de 4 vitórias e 2 derrotas, marcando 13 gols nos 6 jogos. A equipe comandada por Thomas Tuchel é o atual líder da Ligue 1 e é a única equipe francesa nas oitavas de final da Champions League. Os destaques do Paris na competição são Neymar, com 6 gols, e Kylian Mbappé, com 2 gols e 2 assistências.

Já a segunda vaga ficou o RB Leipzig, com a mesma campanha do PSG, 4 vitórias e 2 derrotas, ficando atrás por conta do confronto direto. A equipe alemã conseguiu a vaga após vencer o Manchester United, por 3×2 na última rodada, e ocupa a terceira posição na Bundesliga. O destaque da equipe na competição é o lateral/ala Angeliño, com 3 gols e 3 assistências, e o meia Christopher Nkunku, com 1 gol e 2 assistências.

Esses são os 16 times classificados que serão divididos em 2 potes, o pote 1 terá os 8 primeiros colocados (Bayern, Real Madrid, Manchester City, Liverpool, Chelsea, Dortmund, Juventus e PSG) e o pote 2 terá os 8 segundos colocados (Atlético, Monchengladbach, Porto, Atalanta, Sevilla, Lazio, Barcelona e Leipzig). Lembrando que as equipes do mesmo grupo não podem se enfrentar nas oitavas de final, nem as equipes do mesmo país. O sorteio dos confrontos acontece na segunda-feira (14).

_________________________________
Por Leonardo Pignatari – Fala! Esporte em Pauta

Tags mais acessadas