A expectativa em Phil Foden, a jovem promessa do Manchester City
Menu & Busca
A expectativa em Phil Foden, a jovem promessa do Manchester City

A expectativa em Phil Foden, a jovem promessa do Manchester City

Home > Notícias > Esporte > A expectativa em Phil Foden, a jovem promessa do Manchester City

Phil Foden, tudo sobre a jovem promessa do Manchester City

Após 10 anos na equipe, o capitão do Manchester City David Silva irá deixar o clube ao fim da temporada 2019–2020 do futebol europeu. O meia espanhol, que também acumula passagens por Eibar, Celta de Vigo e Valencia, conquistou 4 vezes a Premier League, foi bicampeão da Copa da Inglaterra e pentacampeão da Copa da Liga. O jogador soma 434 paridas pelo time e 77 gols marcados, sendo considerado um dos maiores ídolos da história do City.

Essa perda poderia ser muito significativa para a equipe treinada por Pep Guardiola, porém, o treinador espanhol conta com uma grande promessa para suprir o espaço deixado pela lenda. Trata-se do jovem inglês Phil Foden, nascido em 2000 e que já desponta como um dos principais jogadores do Manchester City e da nova geração inglesa.

Phil Foden

Nascido em Stockport, na região metropolitana de Manchester, Phil sempre foi torcedor dos Citzens e, aos 8 anos de idade, se juntou à base do clube. Em dezembro de 2016, foi relacionado para sua 1ª partida no time profissional, contra o Celtic da Escócia, em jogo válido pela Liga dos Campeões.

Sete meses depois, Foden viajou para os Estados Unidos para realizar a pré-temporada contra vários gigantes europeus. Após os amistosos, Pep Guardiola ficou impressionado com as atuações da joia inglesa.

Faz muito tempo que eu não via algo assim. O desempenho dele foi de outro nível. Ele tem 17 anos, é jogador do City, cresceu na academia, ama o clube, é torcedor do City e, para nós, é um presente.

Disse o treinador espanhol ao site da equipe.
Phil Foden
Phil Foden em ação no clássico contra o Manchester United na pré-temporada nos Estados Unidos. | Foto: Sports Keeda.

Sua estreia oficial foi contra o Feyenoord pela Liga dos Campeões no começo da temporada 2017–2018 em uma vitória por 1×0. No mês seguinte, Foden foi o inglês mais jovem da história a começar como titular em um jogo da Liga dos Campeões, numa vitória por 2×1 contra o Shakhtar Donetsk, além de ser o 1º jogador nascido em 2000 a jogar a competição.

Após disputar apenas 10 partidas, na temporada seguinte, Phil foi ganhando o seu espaço e jogou 26 jogos, marcou 7 gols e ajudou a equipe de Manchester a conquistar mais uma Premier League, a Copa da Inglaterra e a Copa da Liga.

Porém, foi na atual temporada que o jovem inglês brilhou. Principalmente após a parada da Premier League por conta da pandemia da Covid-19, Foden se colocou como um dos principais jogadores à disposição do técnico Pep Guardiola e obteve muito destaque na equipe.

Marcou na vitória importante contra o Arsenal por 3×0, foi o melhor jogador da partida na goleada em cima do Liverpool por 4×0, além de ter marcado em outras goleadas do City contra o Burnley e o Watford.

Jogador no Manchester City

Pela seleção, Phil foi convocado desde cedo, ainda na equipe sub-16. Em 2017, brilhou na Copa do Mundo sub-17, marcando 2 gols na final, conquistando o título pela Inglaterra e sendo eleito o melhor jogador do torneio, o que fez com que Pep Guardiola o colocasse no time principal do Manchester City após a competição.

Ano passado, Foden estreou na seleção inglesa sub-21, marcando um belíssimo gol na derrota por 2×1 contra a França em partida válida pela Eurocopa sub-21.

Phil Foden Copa do Mundo
Phil Foden comemorando o título da Copa do Mundo sub-17 pela seleção inglesa. | Foto: Reprodução/Goal.com.

Principais características

Phil Foden é um meio-campista versátil que pode atuar em diversas partes do campo como armador, 2º volante e até nas laterais do ataque. Suas principais características são sua excelente visão de jogo, ótimo controle de bola e a facilidade em distribuir dribles curtos.

O jovem tem um grande poder de finalização, principalmente de longa distância, e é um atleta muito inteligente na armação das jogadas. Seu grande talento foi muito aproveitado na atual temporada por Guardiola que utilizou a joia inglesa em 35 partidas, um recorde na carreira de Foden até agora.

Apesar de ainda não ter sido convocado pela seleção inglesa principal, Phil é considerado uma das principais promessas da nova geração da Inglaterra. Ao lado de Trent Alexander-Arnold, Jason Sancho, Mason Greenwood, Jude Bellingham, esse último já falado em outro texto do “Esporte em Pauta”, entre outros, ele tenta elevar o nível do país britânico e trazer a Copa do Mundo novamente, título que não vem desde 1966.

No Manchester City, Foden já provou que é uma peça muito importante no futuro da equipe e, agora, com a saída do capitão David Silva, tende a ganhar cada vez mais espaço por conta do seu grande talento e enorme potencial.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_______________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas