A evolução de Victor Osimhen, nigeriano que é destaque mundial
Menu & Busca
A evolução de Victor Osimhen, nigeriano que é destaque mundial

A evolução de Victor Osimhen, nigeriano que é destaque mundial

Home > Notícias > Esporte > A evolução de Victor Osimhen, nigeriano que é destaque mundial

Conheça a evolução de Victor Osimhen, nigeriano que já compõe a história do futebol mundial

Ao longo da história do futebol mundial, o continente africano sempre produziu jogadores muito talentosos, principalmente no ataque. Didier Drogba, Samuel Eto’o, Roger Milla e George Weah são só alguns nomes de atletas que fizeram história e marcaram seu lugar no futebol internacional.

Atualmente, o continente continua em alta com jogadores como Mohamed Salah, Sadio Mané e Pierre-Emerick Aubameyang, estes sendo grandes destaques de gigantes clubes europeus.

Victor Osimhen
Nigeriano Victor Osimhen jogando pelo Lille da França. | Foto: Sylvain Lefevre/Getty Images.

Quem é Victor Osimhen?

Nascido na maior cidade da África, em Lagos na Nigéria, uma das maiores promessas do continente, hoje, é o atacante de 21 anos, Victor Osimhen. Ele começou sua carreira no futebol atuando pelo Ultimate Strikers Academy, pequena equipe da capital nigeriana.

Em julho de 2015, foi convocado para a Copa do Mundo sub-17, realizada no Chile. Com uma excelente campanha, a Nigéria foi pentacampeã da competição e Osimhen foi o artilheiro com incríveis 10 gols, um recorde para o torneio.

Esse grande desempenho no mundial rendeu uma transferência ao Wolfsburg, grande clube alemão, pelo valor de 3 milhões e meio de euros. O jovem se apresentou no clube europeu apenas em janeiro de 2017, quando já tinha completado 18 anos e, assim, foi permitido pelas regras da Fifa a se transferir para a Europa. Victor também foi desejado pelos clubes ingleses Arsenal e Tottenham e pelo belga Anderlecht.

Osimhen Wolfsburg
Osimhen sendo anunciado pelo Wolfsburg, da Alemanha. | Foto: Reprodução/Eagles Eye Footy.

Por conta de uma lesão no menisco, Osimhen estreou apenas em maio, numa partida da Bundesliga contra o Borussia Mönchengladbach, e jogou 3 partidas no total. Na temporada seguinte, o nigeriano atuou em 13 ocasiões, na grande maioria das vezes vindo do banco de reservas e ainda sem marcar o seu 1º gol. Sem espaço na Alemanha, o Wolfsburg emprestou o jovem ao Sporting Charleroi, da Bélgica, na temporada 2018–2019 buscando desenvolver o talento da joia africana.

Destaque no futebol

Em um novo país, Victor conseguiu demonstrar o seu bom futebol e voltar a marcar seus gols assim como na base. Sua estreia foi em uma vitória por 3×1 contra o Mouscron, pelo Campeonato Belga. O gol saiu duas partidas mais tarde, em um empate com o Waasland-Beveren por 1×1. No total, Osimhen marcou 20 gols na temporada e foi o 3º maior artilheiro da liga belga, ajudando a equipe a quase classificar a Liga Europa, sendo derrotada na final dos playoffs pelo Royal Antwerp por 3×2.

Seu bom ano despertou interesse de diversos clubes, sendo contratado pelo Lille, da França, por um valor irrecusável de 22 milhões e 400 mil euros, assinando um contrato até 2024. Seu começo no clube francês foi excelente, sendo eleito o melhor jogador do mês de setembro do Campeonato Francês.

Em um time com muitos jovens e sem um grande destaque após a saída do marfinense Nicolas Pépé para o Arsenal, Osimhen logo assumiu titularidade da equipe e assumiu o comando do ataque. Marcou 2 gols na Liga dos Campeões e foi fundamental durante todo ano, fazendo 18 gols e distribuindo 6 assistências em 38 partidas.

Principais características

Toda a sua evolução no futebol europeu fez com que gigantes equipes disputassem a sua contratação. Arsenal e Liverpool apresentaram muito desejo pelo atleta, mas foi o Napoli que contratou o nigeriano por 50 milhões de euros, o maior valor pago a um jogador africano na história.

Sua extrema velocidade, grande posicionamento e imenso faro de gol impressionaram toda a Europa, mostrando que o jovem atacante tem muito potencial para evoluir ainda mais.

Osimhen Napoli
Imagem divulgada pelo Napoli nas redes sociais para anunciar a contratação de Osimhen Foto: Twitter/Napoli.

Pela seleção, além do grande destaque no Mundial sub-17, Osimhen foi convocado pela 1ª vez para a equipe principal em junho de 2017, em um amistoso contra Togo.

Por conta do seu mal desempenho no Wolfsburg, ele ficou de fora da Copa do Mundo de 2018, mas esteve presente no elenco que disputou a Copa Africana de Nações no ano passado. Seu primeiro gol saiu apenas em setembro, em partida contra a Ucrânia terminada em 2×2.

Para garantir a vinda da joia, o Napoli não poupou esforços. O valor de 50 milhões de euros foi o recorde do clube na história, superando a transferência do mexicano Hirving Lozano.

A equipe italiana confia muito no talento de Osimhen para conduzir o seu futuro e, com um elenco bastante consolidado e treinado pelo jovem técnico Gennaro Gattuso, que recentemente conquistou a Copa Itália após 6 anos, talvez a peça que falte para o time do sul da Itália elevar seu patamar seja o jovem centroavante.

Por isso, a expectativa é que a promessa nigeriana assuma logo a titularidade da equipe e desenvolva todo seu potencial para levar o Napoli ao título do Campeonato Italiano, que não acontece desde 1990, e mostrar que o continente africano ainda é um grande berço na formação de grandes jogadores.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

____________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas