A evolução de Antony, ex-jogador do São Paulo A evolução de Antony, ex-jogador do São Paulo
Menu & Busca
A evolução de Antony, ex-jogador do São Paulo

A evolução de Antony, ex-jogador do São Paulo

Home > Notícias > Esporte > A evolução de Antony, ex-jogador do São Paulo

O São Paulo Futebol Clube possui uma das melhores categorias de base do país, onde são revelados vários jogadores todos os anos e, posteriormente, são vendidos para a Europa com o objetivo de equilibrar as finanças do clube. Na atual temporada, 5 atletas nascidos em 1999 (Diego Costa, Luan, Gabriel Sara, Igor Gomes e Jonas Toró) têm tido muitas oportunidades com o treinador Fernando Diniz e vêm se desenvolvendo jogo a jogo. Porém, há um ex-jogador de Cotia que está se destacando no futebol europeu: trata-se do ponta Antony, de apenas 20 anos.

Antony
Jovem brasileiro Antony sendo apresentado pelo Ajax, da Holanda. | Foto: Divulgação/Ajax.

Antony

Nascido em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, o jovem chegou às categorias de base da equipe da capital paulista aos 10 anos. Por conta do seu porte físico mais franzino, Antony demorou um pouco a começar a ter destaque e ficou para atrás de alguns jogadores da sua geração.

No Paulista sub-15 de 2015, por exemplo, o atacante Brenner, hoje estrela da equipe principal, marcou 17 gols, e o ponta Helinho fez outros 13 tentos, enquanto Antony marcou apenas um. Porém, foi no time sub-17 que o osasquense conseguiu ser protagonista, sendo campeão da Taça BH e marcando 14 gols no Paulistão da categoria.

Antony São Paulo
Antony comemorando um gol pelo São Paulo na categoria sub-17. | Foto: Divulgação/4comM.com.br.

Antony subiu para o sub-20 em 2018 e, em setembro, foi promovido aos profissionais. No dia 15 de novembro, o jovem estreou pelo São Paulo em um empate por 1×1 contra o Grêmio, ao entrar aos 25 minutos do 2º tempo no lugar do Helinho, partida válida pela 34ª rodada do Brasileirão.

No ano seguinte, o ponta desceu para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior e fez um excelente torneio. O jovem foi eleito o craque da competição após ter distribuído 6 assistências e feito 4 gols em 9 jogos, tendo marcado inclusive na grande final, onde o São Paulo se sagrou campeão em cima do Vasco da Gama.

Após a disputa da Copinha, Antony voltou à equipe profissional e garantiu o seu espaço já no Campeonato Paulista. Seu 1º gol saiu na última rodada da fase de grupos em um empate por 1×1 contra São Caetano após uma finalização com desvio de fora da área. O jovem ainda marcou mais um gol na final do torneio, o que não impediu o vice-campeonato do tricolor paulista para o Corinthians.

No Brasileirão, Antony jogou 29 das 38 rodadas da competição, marcando 4 gols e dando 6 assistências no total, o que chamou a a atenção de grandes clubes europeus. Em fevereiro deste ano, o gigante Ajax, da Holanda, comprou o ponta por 16 milhões de euros, podendo esse valor chegar até 29 milhões após o cumprimento de metas.

Pela seleção brasileira, Antony chegou a ser cogitado para a disputa do Mundial sub-17 em 2017, mas ficou de fora do elenco. Depois, foi campeão do Torneio de Toulon em 2019, com uma bela atuação, e continuou sendo convocado pelo treinador André Jardine com frequência.

Em janeiro, o ponta foi chamado para a disputa do Pré-Olímpico, onde o Brasil terminou na vice-colocação e se classificou para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que foi adiado para 2021 por conta da pandemia da Covid-19.

futebol
Antony atuando pela seleção brasileira sub-23, em amistosos preparatórios para os Jogos Olímpicos de Tóquio. | Foto: Mauro Horita/CBF.

Características

Antony é um jogador com características perfeitas para atuar no lado direito do campo. Sua excelente capacidade de drible e boa velocidade o permitem criar jogadas cortando da direita para o meio, podendo, assim, ele mesmo finalizar o ataque ou deixar um companheiro na cara do gol.

Muitas vezes, Antony também busca ir à linha de fundo para fazer cruzamentos, tendo acertado, ao longo de sua carreira, 42% deles quando feitos pelo alto e apenas 30% quando foram rasteiros. Seu porte físico franzino ainda é algo que atrapalha o jovem nas partidas, porém é um aspecto que pode ser desenvolvido facilmente, ainda mais atuando no futebol europeu.

Sua chegada no Ajax foi impactante desde do início, tendo marcado seu 1º gol logo na estreia do Campeonato Holandês, partida essa que terminou 1×0 para o clube de Amsterdã contra o Sparta Roterdã.

Na última terça-feira (3), Antony, após uma finalização de canhota dentro da área, fez um gol na Liga dos Campeões da Europa, que ajudou o time holandês a alcançar sua primeira vitória no torneio. O técnico Erik ten Hag tem uma verdadeira joia nas mãos, que deve ser lapidada com os mínimos cuidados. Com essa evolução constante já apresentada, Antony Matheus dos Santos tem tudo para, no futuro, se transferir para as principais ligas do futebol europeu.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

________________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas