Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
A cultura urbana de São Paulo transformada em cinza – CIDADE CINZA, O FILME.

A cultura urbana de São Paulo transformada em cinza – CIDADE CINZA, O FILME.

Em meio de uma das maiores, mais barulhentas e mais desorganizadas metrópoles do mundo, nasce o graffiti, uma arte urbana que embeleza com suas cores até a cidade mais escura. Uma nova lei de combate à poluição visual de São Paulo fez com que a prefeitura cobrisse o trabalho de muitos talentosos artistas grafiteiros da própria cidade de cinza.

O documentário “Cidade Cinza”, dirigido e produzido por Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo (conhecido como Eita há muito tempo no mundo do graffiti), foi criado para registrar a história de uma das principais crews de arte de rua de São Paulo, composta pelos grafiteiros OsGemeos, Nunca, Nina, Ise, Finok, Zefix, entre outros. Segundo Marcelo Mesquita, ao registrar os passos destes artistas, ao observar a cidade sob a ótica do grafite, o filme encontrou um personagem muito importante na trajetória de qualquer artista de rua, famoso ou não.

“Cidade Cinza” foi gravado em 2008 e sua previsão de estreia nos cinemas do Brasil foi em novembro de 2013. Marcelo Mesquita diz que o grafite ainda é muito discriminado e continua sendo apagado, mesmo sete anos depois da gravação do documentário. “Em nosso Facebook, temos acompanhado e compartilhado as ações da prefeitura, por meio de empresas terceirizadas contra os grafites em diversas partes da cidade, feito por diversos artistas”, comentando que inclusive os próprios personagens do filme continuam a sofrer com isso e a manifestaram-se através de suas artes.

Apesar da desvalorização do graffiti no Brasil, o documentário mostra o enorme reconhecimento dessa arte no exterior, onde os artistas são convidados a estamparem seus trabalhos pelos muros de outros países. “Há materiais coletados de artes feitas em várias partes do mundo, e a equipe acompanhou OsGemeos e Nunca enquanto pintavam a fachada do Tate Modern em Londres”, diz Marcelo Mesquita.

Com sucesso absoluto de público, o documentário “Cidade Cinza” participou do “É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentário”, contando com duas exibições em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. É uma ótima oportunidade para ouvir alguns dos melhores artistas de graffiti brasileiros falando de sua maior paixão.

Assista ao trailer:

Clique AQUI e acesse a página oficial do filme no Facebook.

 

Por: Redação Fala! Universidades

0 Comentários

Tags mais acessadas