7ª Feira do Livro: EACH – USP

Está rolando a 7ª Feira do Livro da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, nos dias 20, 21 e 22 de Maio, das 9h às 21h. O evento é aberto ao público e conta com a presença de mais de 50 editoras, que oferecem no mínimo 50% de desconto em todos os livros. Além disso, a feira conta também com uma programação cultural diferente em cada dia de evento.

O objetivo é construir um espaço de acesso material e cultural ao conhecimento, através, não só da compra de livros, mas também a partir das palestras e outras atividades culturais.

São diversos gêneros à disposição para venda nos stands das editoras, como ficção, literatura, ciência, literatura infanto-juvenil, fantasia, terror, moda, culinária, quadrinhos, entre outros.

Conversei brevemente com uma das representantes da editora Musa, que falou um pouco sobre os gêneros oferecidos naquele stand. Segundo ela, são diversos os gêneros à venda, como matemática, música, filosofia e literatura, mas destacou alguns livros didáticos infantis (foto abaixo) voltados à música.

­­

IMG-20150521-WA0016

No primeiro dia (20/05) rolou uma apresentação da Bateria da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Bateria Bandida) no início da tarde (13h). E no decorrer do dia, uma apresentação dos cursos da EACH e das Entidades (14h), Debate sobre Cotas (16h), amostra do Documentário “Quando sinto que já sei” (19h) e apresentação da peça de teatro “Vaidade de Vidro” (20h30), nos Auditórios do campus.

O segundo dia (21/05) contou com a apresentação da peça de teatro “Confusão na Roça” (14h). Rolou também a apresentação de Experimentos Científicos e Maquetes na área externa do campus (16h), sarau realizado pela Periferia Invisível (http://www.periferiainvisivel.com.br) com Vitoria Vanique e microfone aberto ao público (17h30 – 19h), e terminou com a Batalha de Poesias “Slam da Guilhermina” (20h30).

O terceiro e último dia (22/05) começa com uma programação bem animada! Uma aula de dança aberta (13h) na área externa do campus, amostra do documentário “Viela G Casa 3” (13h) no Auditório Vermelho, apresentação da banda “Projetos eles na MPB (16h) e, pra fechar, uma apresentação de Experimentos Científicos e Maquetes na área externa do campus.

Deu pra notar que a diversidade de gêneros é gigantesca, e o público presente também é muito diverso. Conversei com dois alunos da ETEC Itaquaquecetuba, Luan (17) e Samuel (16), que cursam Ensino Técnico em Informática e foram visitar a feira junto com o restante da classe.  Os dois comentaram que suas preferências são por livros de ficção científica, física e astronomia, e que ainda não haviam adquirido nenhum até o ínicio da tarde, mas Luan estava pensando em comprar um de astronomia.

Também tive um breve papo com a aluna do 7º período de Gestão Ambiental da EACH/USP, Paloma Boeira, 20, que gosta principalmente de livros de ficção e quadrinhos. Confira abaixo a conversa:

Na sua opinião, qual a importância de eventos desse gênero dentro e fora das universidades?

Paloma: São importantes para difundir a leitura e tornar os livros um pouco mais acessíveis.

E você considera raras as oportunidades oferecidas na cidade de São Paulo para compra de livros mais baratos?

Paloma: Sim. Existem poucos eventos e feiras de livros, e os que existem, como a Bienal do Livro, não contam com livros tão baratos assim.

Os preços estão acessíveis?

Paloma: Os livros, normalmente, são muito caros, e a feira reduz o preço pela metade. No entanto, alguns deles continuam com valores altos.

Abaixo, algumas fotos do segundo dia de feira:

IMG-20150521-WA0024 IMG-20150521-WA0018

IMG-20150521-WA0026 IMG-20150521-WA0025IMG-20150521-WA0023 IMG-20150521-WA0017IMG-20150521-WA0019 IMG-20150521-WA0020  IMG-20150521-WA0015 IMG-20150521-WA0021

Ainda dá tempo de aproveitar o último dia!

Eventos culturais abertos e gratuitos na cidade de São Paulo acontecem, são acessíveis e bem planejados, em sua maioria. Que tal aproveitarmos mais as oportunidades oferecidas aos paulistanos, de conhecer novos espaços, adquirir conhecimento e se divertir ao mesmo tempo?

Para chegar lá:

Endereço: Av. Arlindo Béttio, 1000 – Ermelino Matarazzo – Z/L.

O acesso, para quem vai de transporte público, é através da estação USP Leste, linha 12-Safira da CPTM, ou das linhas de ônibus municipais. Para chegar de carro, o acesso é pela Rodovia Ayrton Senna, na saída do quilômetro 17.

Por: Thaís Sartori – Fala!USP

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

1. 4 anos ago

A Feira tem o objetivo de proporcionar uma semana com diversas opcoes de livros de qualidade, conteudo e precos acessiveis aos alunos, docentes e servidores do IFSP. Alem disso, para essa 2? edicao estamos planejando palestras de autores e escritores, sorteios, maior divulgacao e musica ambiente com o intuito de aumentar a visibilidade do evento.