Home > Universidades > 7 dicas úteis para um TCC de sucesso

O Trabalho de Conclusão de Curso não precisa ser o pesadelo dos universitários. Com algumas dicas simples de aplicar, é possível ter um TCC de sucesso sem muitas complicações!

5 dicas úteis para um TCC de sucesso

Se você optou por fazer uma monografia, atente-se aos tópicos a seguir. Eles irão te orientar para que desenvolva a sua tese da melhor forma possível!

1 – Orientador com afinidades

7 dicas úteis para um TCC de sucesso

Escolha algum orientador que tenha conhecimento sobre o tema que você deseja abordar. Além disso, que compartilhe alguns gostos com você. Converse com o coordenador ou coordenadora do seu curso para que indiquem quem tem mais afinidade com a sua escolha.

2 – Definição do tema

A escolha do tema deve ser feita, prioritariamente, um ano antes da data de entrega. É importante que você defina algum assunto que goste bastante, pois serão muitos meses escrevendo e pesquisando sobre ele.

3 – A importância das pesquisas

7 dicas úteis para um TCC de sucesso

Pesquisar outros TCC’s, livros, jornais e revistas sobre o tema é muito enriquecedor. Alguns sites confiáveis, como também webinars sobre a área, podem ampliar o seu horizonte. Não se limite em pesquisar somente no Google, mas saiba que ele também é seu grande aliado.

4 – Jamais copie e cole

Nunca copie e cole textos de outros autores sem citar seus respectivos nomes. O plágio é um motivo para que o seu trabalho seja simplesmente zerado.

5 – Sinônimos

Para que o seu texto não fique cansativo, abuse do uso de sinônimos. Repetir palavras não é proibido, até mostra que você não está se perdendo no conteúdo. Entretanto, o excesso é algo que pode ser diminuído com cautela e paciência. Utilize dicionários on-line sempre que não se lembrar do termo adequado.

6 – Slides

Prepare a sua apresentação com bastante antecedência. Assim, você tem mais tempo para ensaiar e organizar suas falas, ou seja, a ordem das informações a serem transmitidas.

Prefira não colocar muito texto nas apresentações visuais, e sim pequenas frases, palavras ou tópicos. Clique aqui para saber como fazer os melhores slides!