7 dicas para quem deseja estudar administração de empresas
Menu & Busca
7 dicas para quem deseja estudar administração de empresas

7 dicas para quem deseja estudar administração de empresas

Home > Universidades > 7 dicas para quem deseja estudar administração de empresas

De acordo com o último Censo Inep, realizado em 2020 pelo MEC (Ministério da Educação), o curso de Administração de Empresas é um dos cursos com mais matrículas entre os anos de 2009 e 2019, ocupando, atualmente, a terceira posição e ficando atrás apenas dos cursos de Direito e Pedagogia. A graduação em Administração de Empresas é abrangente, com excelente valorização no mercado de trabalho e possibilita a realização de várias especializações. Essa também é a faculdade dos seus sonhos? Então, não deixe de conferir as 7 dicas que temos para te dar acerca desse curso tão disputado.

administração de empresas
O curso de Administração de Empresas é um dos mais procurados atualmente. | Foto: Reprodução.

Dicas para quem quer estudar Administração de Empresas

1. Aprenda a gostar de números

Estudar Administração também quer dizer lidar com números diariamente. Cálculos e fórmulas serão utilizados por você não só dentro da universidade, mas principalmente fora dela, quando estiver atuando como um profissional. Portanto, não há como fugir.

Por esta razão, trabalhe dentro da sala de aula qualquer resistência que você tiver em relação aos números. Matemática financeira, estatística e contabilidade são algumas das matérias que compõem a grade curricular do curso de Administração de Empresas e você deve se preparar para elas.

2. Tenha uma visão sistêmica

Um bom administrador precisa enxergar a organização como um todo e dar importância a todas as partes que a formam. Recursos humanos, marketing, gestão financeira e gestão operacional devem receber a mesma importância, dentro das necessidades de cada um, é claro.

Ter esse entendimento é essencial para aproveitar ao máximo todos os ensinamentos ofertados pela universidade, ter uma compreensão ampla de uma empresa e aplicar tudo isso no mercado de trabalho, aumentando também as suas oportunidades de emprego.

3. Desenvolva um perfil de liderança

Quando concluir o seu curso de Administração, você será um administrador de empresas e será o responsável pela gestão do seu próprio negócio ou poderá auxiliar a gestão da empresa de alguém. Portanto, deve ter um perfil de líder, necessário para o sucesso de qualquer organização. Algumas habilidades necessárias são:

  • Boa comunicação interpessoal;
  • Empatia;
  • Capacidade de análise e de observação;
  • Saber ofertar feedbacks constantes e construtivos;
  • Ser um motivador e um estimulador da equipe;
  • Ser um exemplo do que deve ser alcançado.

4. Conheça ferramentas que facilitarão o seu trabalho

Um bom profissional precisa estar amparado por pontos de apoio que o ajudarão a desenvolver melhor o seu trabalho. E é importante saber a importância deles desde o momento em que você começa a estudar Administração para concentrar seus esforços em compreendê-los. Algumas das ferramentas mais valiosas para o gestor são:

  • Plano de negócios: detalhamento completo da empresa com objetivo, metas, custos, riscos e planejamento estratégico de todas as ações;
  • Análise Swot: utilizada para identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças a uma empresa;
  • 5w2h: método usado para o gerenciamento de projetos;
  • CRM: software que gerencia o relacionamento da empresa com o cliente;
  • KPI: conjunto de indicadores que demonstram o desempenho da empresa em vários aspectos;
  • Cadastro Empresa: site para a localização de empresas de todo o país com informações valiosas como localização, últimas atividades, data de abertura, valor do capital social dentre outros dados.

5. Planeje a sua especialização

A área de Administração é muito abrangente e quanto mais cedo você afunilar as suas opções de trabalho, investimento financeiro e emocional, melhores serão as suas chances de atuar no mercado em uma posição satisfatória. Algumas opções de especialização são:

  • Marketing;
  • Psicologia organizacional;
  • Gestão de pessoas;
  • Finanças e controladoria;
  • Comunicação empresarial.

6. Tenha uma visão empreendedora

Ter uma visão empreendedora significa identificar uma ideia e transformá-la em um negócio com grande potencial de sucesso. Essa percepção deve ser incentivada desde o começo da faculdade porque, após a formatura, as possibilidades de você querer montar o seu próprio negócio são muito grandes.

Mesmo que empreender não esteja nos seus planos, uma vaga importante em uma pequena empresa vai exigir de você conhecimentos técnicos e especializados em negócios inovadores, arrojados e arriscados, um perfil bem comum do mercado empreendedor.

7. Prepare-se para um mercado competitivo

Se você quer realmente estudar Administração de Empresas e fazer desta a sua profissão, prepare-se para um mercado altamente competitivo. Ora, se o curso é um dos mais concorridos desde sempre, é natural que haja também uma enorme quantidade de administradores se formando a cada ano.

O que vai ser o seu diferencial é aproveitar ao máximo o período da faculdade para aprender, conhecer pessoas, participar de projetos, tirar ideias do papel, planejar uma carreira, escolher uma área de atuação, apostar em especializações, cercar-se de toda ajuda possível e pôr em prática tudo que aprendeu durante os quatro anos de curso.

Você pode investir todo o seu potencial em um negócio próprio, como boa parte dos profissionais fazem, ou contribuir para o crescimento e sucesso de uma empresa já estabelecida no mercado.

Com todas essas dicas, estudar Administração de Empresas será muito mais fácil para você, pois seu estudo será bem direcionado e você terá uma visão mais minuciosa do que o aguarda dentro e fora da faculdade.

______________________________
Por Diego Andrade – Fala! Senac

Tags mais acessadas