5 dicas para emagrecer rápido e de maneira saudável; Confira
Menu & Busca
5 dicas para emagrecer rápido e de maneira saudável; Confira

5 dicas para emagrecer rápido e de maneira saudável; Confira

Home > Lifestyle > Saúde > 5 dicas para emagrecer rápido e de maneira saudável; Confira

Muitas pessoas buscam emagrecer rápido, no entanto, o método de perda de peso nem sempre é saudável e benéfico ao corpo. Há alguns truques, contudo, fundamentais para a redução de medidas, sempre indicados por médicos e especialistas.

Para emagrecer rápido é necessário se manter saudável e seguir algumas dicas.
Para emagrecer rápido, é necessário se manter saudável e seguir algumas dicas. | Foto: Reprodução/Freepik.

Dito isso, confira 5 dicas fundamentais para emagrecer rápido e de maneira saudável, com perda de até 2kg por semana.

5 dicas para emagrecer rápido sem prejudicar sua saúde

As dicas, a seguir, são fundamentais para a perda de peso e indicadas por profissionais da saúde. Esses truques, no entanto, não bastam para uma grande perda de peso, eles devem ser combinados a uma dieta eficaz e uma rotina de exercícios potentes.

Por isso, é fundamental que aqueles que desejam emagrecer rápido e de maneira saudável procurem orientação médica durante esse processo. Além disso, é necessário reforçar que cada organismo funciona de maneira distinta e que algumas dicas podem ser mais eficazes do que outras.

1ª – Consuma alimentos que ajudem a emagrecer

Alguns alimentos quando ingeridos nos auxiliam a emagrecer rápido e de maneira saudável. Invista em ingredientes que ajudam na queima de gordura, que promovam a sensação de saciedade e que ajudem com o inchaço no corpo.

Coma alimentos que ajudem a perder peso e manter sua saúde.
Coma alimentos que ajudem a perder peso e manter sua saúde. | Foto: Reprodução.

Esses alimentos podem ser consumidos de maneiras distintas e podem ser ingeridos juntos.

  • Alimentos que queimam gordura: alguns ingredientes possuem a capacidade de incentivar a queima de gordura corporal. Exemplos de alimentos que queimam gordura são o chá de hibisco, o extrato de lichia, a farinha de amora, o farelo de aveia, a banana, as frutas cítricas e o azeite extra virgem.
  • Alimentos que aceleram o metabolismo: alguns alimentos são termogênicos, ou seja, quando ingeridos, são transformados em energia muito mais rápido, colaborando para o aceleramento metabólico. Um metabolismo rápido transforma toda a comida em energia, gastando as calorias ingeridas. Exemplos de termogênicos são a pimenta, o chá verde, o café, a canela e o gengibre.
  • Alimentos que desincham: ricos em ômega 3, esses ingredientes combatem o acúmulo de água no corpo, além de sua ação anti-inflamatória. Exemplos de alimentos são o atum, a sardinha, o salmão, o arenque, a linhaça e as castanhas.
  • Alimentos que aumentem a saciedade: alimentos ricos em fibras promovem uma sensação de saciedade ao corpo, fazendo com que a pessoa passe um período maior sem se alimentar ou, quando for realizar uma refeição, coma menos do que o habitual. Exemplos de alimentos são as frutas, o arroz, o trigo, o centeio, a aveia, os feijões, a lentilha, o grão de bico, a ervilha, as verduras e os legumes. Além de sementes, como a chia, a linhaça e a semente de abóbora.

2ª – Comer devagar e se manter saciado

Outra dica para emagrecer rápido e de maneira saudável é uma alimentação mais devagar, que permita que seu estômago sinalize ao cérebro sobre essa sensação de satisfação. A conexão entre um e outro é demorada, por isso mastigar bem os alimentos e ingerir a comida gradualmente é fundamental.

Além disso, a mastigação é um processo fundamental para a perda de peso, pois quanto mais mastigado o alimento, mais rápido será digerido pelo organismo.

Outro fator é a própria saciedade, pois manter seu corpo saciado é fundamental. Quando estamos bem alimentados, demoramos mais tempo para realizar outra refeição ou, quando realizamos, comemos menos que o comum. A saciedade é um controle natural do que comemos.

Invista em alimentos nutritivos e ricos em fibras, além de beber muita água entre as refeições fundamentais.

3ª – Evite dietas restritivas

As dietas restritivas, aquelas que cortam calorias e outros alimentos drasticamente, devem ser evitadas. Para manter a saúde no processo de emagrecimento, não podemos excluir calorias, proteínas e carboidratos de nossas refeições. Esses alimentos devem ser balanceados em nosso prato e ingeridos com moderação.

Uma dieta restritiva ajuda aemagrecer rápido, porém, não é saudável.
Uma dieta restritiva ajuda a emagrecer rápido, porém, não é saudável. | Foto: Reprodução.

Por isso, aposte em dietas que permitam uma alimentação rica e com poucas restrições, nas quais verduras, legumes, cereais, leguminosas e frutas sejam incentivadas.

4ª – Reduza o consumo de sal e açúcar

Existem dois grandes vilões quando o assunto é emagrecer rápido e de maneira saudável: o consumo em excesso de sal e açúcar. Ambos ingredientes são maléficos ao nosso organismo, provocando doenças cardíacas e outros problemas.

Além disso, o sal em excesso retém líquido em nosso corpo, causando inchaços que podem ser incômodos. O açúcar, por sua vez, produz em nosso organismo o mesmo efeito que um excesso de carboidratos, gerando tecido adiposo, gordura, em nosso corpo.

Evite alimentos industrializados, refrigerantes, bolos, pães, massas, doces em geral e outros tipos de comida que possuam esses alimentos em demasia.

5ª – Reduza as calorias ingeridas

Pessoas que buscam emagrecer rápido cortam drasticamente as calorias de suas refeições, no entanto, esse não é um método saudável. As calorias devem, sim, ser reduzidas, mas sempre a quantidade certa ao que os seres humanos necessitam ingerir.

Uma pessoa adulta deve comer, em média, 1200 calorias por dia, mantendo seu organismo saudável e com todos os nutrientes necessários. Para controlar o que está ingerindo, é recomendado observar quantas calorias têm os alimentos que consome.

Controlar o que se come é fundamental para se manter nessa base diária para a saúde humana. Para aqueles que possuem dificuldades nesse controle, existem aplicativos para celular que realizam a conversão desses pontos e permitem que seus usuários relatem suas refeições, como um diário.

Lembre-se de que essas dicas devem ser realizadas com uma dieta equilibrada e uma série de exercícios, que potencializam esse processo para emagrecer rápido e de maneira saudável.

________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas