20 de Setembro: Dia Internacional do Esporte Universitário
20 de Setembro: Dia Internacional do Esporte Universitário

Home > Universidades > 20 de Setembro: Dia Internacional do Esporte Universitário

Hoje, dia 20 de setembro, é comemorado o Dia Internacional do Esporte Universitário. Entenda a importância da atividade esportiva no ambiente acadêmico

Dia Internacional do Esporte Universitário
Dia Internacional do Esporte Universitário. | Foto: Reprodução.

Hoje, dia 20 de setembro, é comemorado o Dia do Esporte Universitário

Desde 2016, o dia 20 de setembro ganhou um novo significado. Homenageando todos os estudantes que também são atletas, a data celebra o Dia Internacional do Esporte Universitário, que tem como objetivo chamar atenção para a importância do esporte dentro do ambiente universitário.

A comemoração, criada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), chama a atenção para como a vida esportiva pode unir integrantes de uma faculdade, juntando estudantes atletas, que fazem parte da diretoria, bateria ou torcida.

Devido à pandemia do novo coronavírus, os jogos universitários de 2020 precisaram ser cancelados, em prol da saúde de todos. Os Jogos Universitários Brasileiros são eventos esportivos que envolvem esportes praticados por estudantes universitários no Brasil.

Mas qual é a importância do esporte no ambiente acadêmico?

Além de ser um estímulo social para os jovens universitários, a atividade esportiva pode trazer diversos benefícios para a vida pessoal dos estudantes. Algumas das virtudes incentivadas em um ambiente esportivo são paciência, disciplina, trabalho em equipe, honestidade, humildade, resolução de conflitos e saber lidar com a derrota.

Outro fator muito importante do esporte no ambiente acadêmico é o cuidado com o físico. Sendo de extrema importância para um futuro saudável, estudantes que cuidam do corpo também acabam tendo uma melhor saúde mental.