Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
11 Nomes do Idioma Tupi Que Falamos no Dia-a-Dia Sem Saber

11 Nomes do Idioma Tupi Que Falamos no Dia-a-Dia Sem Saber

A colonização Portuguesa, a descendência Africana e, claro, a cultura Indígena prevalecem e fazem parte da composição das nossas raízes. No dia-a-dia falamos nomes de bairros, estações de metrô, parques, rios, e diversas palavras que são ricas em  e carregam a bagagem da nossa cultura, mesmo sem saber o seu real significado. Por isso, separamos para vocês a tradução de algumas palavras de origem Tupi comuns na região paulista, para o português brasileiro:

Ibirapuera

O nome “Ibirapuera” da nome a um dos principais parques de São Paulo e tem como significado na linguá Tupi ” As madeiras, paus. Pau podre ou árvore apodrecida.  “

Parque do Ibirapuera
Foto: Brenda Teixeira

Anhanguera

Rodovia Anhanguera liga São Paulo a Minas Gerais pelo caminho feito pelo bandeirante. Também é o nome dado a uma Faculdade de Sp e tem por significado “Diabo Velho”. Em 1722 o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva sai de São Paulo em busca de ouro. Toma o rumo norte: Campinas, Minas, Goiás. Um grupo de índios se recusa a falar do ouro. O bandeirante põe fogo numa garrafa de cachaça e ameaça queimar a aldeia. Ganha o nome  Anhanguera, o diabo velho

Monumento ao Anhanguera
Foto: Sãopauloantiga

Anhembi

É um parque e centro de convenções e Pavilhão de Exposição na cidade de São Paulo, além de dar nome a uma faculdade e a um município do Estado de São Paulo. Significa “Rio dos Nambús”. Nambú é uma ave da região amazônica.

Imagem relacionada
Pavilhão Anhembi
Foto: Caio Pimenta

Pacaembu

O Pacaembu é um estádio desportivo, e seu nome tem como significado “atoleiro” ou “terras alagadas”.

Privatização Pacaembu Doria
Estádio Pacaembu
Foto: Rafael Neddermeyer

Congonhas

Congonhas da nome a um dos dois aeroportos da cidade de São Paulo. A etimologia da palavra vem de “kõ’gõi”, nome de uma erva não comercializada, que significa “o que mantém o ser”.

aeroporto-de-congonhas
Aeroporto de Congonhas
Foto: Melhores Destinos

Tiête

O conceito por trás da palavra que da nome ao rio mais famoso de São Paulo é “Volumoso” ou “Água verdadeira”.

Resultado de imagem para tiete significado tupi guarani
Rio Tietê
Foto: Vitor Miranda

Jaçanã

Nome de um município de São Paulo, famoso pela música “Trem das Onze”, significa para os Tupis ” pássaro muito alerta” ou “pássaro barulhento”

Resultado de imagem para jaçanã tupi significado
Pássaro Jaçanã
Foto: Rudimar Narciso Cipriani/TG

Morumbi

Estádio do São Paulo Futebol Clube e também nome de uma estação de metrô. “Morumbi” é um termo de origem tupi que significa “colina verde”ou “mosca verde”, através da junção dos termos moru (“mosca”) e mbi (“verde”).

Resultado de imagem para morumbi
Estádio Morumbi
Foto: Tales Ebner

Butantã

O instituto Butantã é um centro de estudos biomédicos localizado na cidade de São Paulo, no bairro de mesmo nome. A palavra em Tupi significa “Terra Dura”

Resultado de imagem para metro butanta
Metrô Butantã
Foto: Divulgação

Jabaquara

Significa “Rocha” ou “Buraco” e também é nome de um bairro na Zona Norte de São Paulo. Também foi a primeira estação de metrô inaugurada no Brasil.

Resultado de imagem para jabaquara significado
Metrô Jabaquara
Foto: Divulgação Wikipédia

Itaquera

Nome que se dá ao estádio do clube do Corintias localizado na Zona Leste, é também um bairro, um shopping e uma estaçao de metrô e na lingua mãe significa “Pedra Dura” ou “Pedra Dormente”

Resultado de imagem para itaquera
Shopping Metrô Itaquera
Foto: Divulgação

Curiosidades Sobre a Nação Tupi-Guarani:

  • Tudo que termina em “í” – Anhembí, Morumbí, etc – Tem a ver com água.
  • Tupi teve origem da língua Tupinambá, que foi incorporada pelos colonizadores e missionários, sendo adotada como Língua Geral do Brasil.
  • Mantendo sua língua, seus costumes e organização social, os povos indígenas do Brasil são denominados nações e não tribos, uma denominação popularesca e incorreta.
  • O tupi identifica um conjunto de 31 fonemas, dos quais doze são vogais, três semivogais e dezesseis consoantes. Característica notória de sua fonologia é, sem dúvida, o seu caráter gutural. Uma outra, os abundantes metaplasmos.
Resultado de imagem para tupi guarani tumblr

Foto: Liliana Merizalde

4 Comentários

  1. raphaelvieira
    4 dias ago

    Demais