Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
10 Perfis da Agência Jr. do Mackenzie

10 Perfis da Agência Jr. do Mackenzie

Semana passada fomos até a Agência Jr. do Mackenzie para trocar um papo descontraído com alguns de seus integrantes. A recepção foi ótima, todo mundo estava de bom humor (o que não existe na maioria das agências haha) e a conversa foi basicamente sobre a visão de mundo de cada um, o que eles fazem dentro da agência, e também o que eles pretendem fazer depois que saírem de lá.

Ao todo foram 10 entrevistados, confira:

 

01. Giulia Famá, 19 anos, aluna de jornalismo.

https://j.gifs.com/VO5A4W.gif

01 – Quando você entrou na agência e o que você faz aqui dentro?

Entrei na agência em outubro de 2015, sou associada de jornalismo e faço parte da equipe de social media.

02 – Por que você escolheu estudar jornalismo?

Então, é meio complicado. A princípio, eu escolhi este curso por que meu avô era jornalista. Eu acho que hoje o jornalismo é muito radical, ele te obriga a escolher um lado – ou você está daquele, ou você está naquele – e eu não gosto disso. Gosto de expor minha opinião sabendo que as coisas tem mais de um ponto de vista, e que não necessariamente você precisa escolher um lado, você pode concordar com vários pontos e diferentes lados de uma situação.

03 – O que você faz no trampo de mídias sociais aqui na Ag. Jr ?

Nós estamos reestruturando a fan page da Agência Jr. A gente sempre cuida dos textos, faz a revisão de arte e atualiza as publicações diariamente. É a área que eu mais gosto, particularmente. Foi uma área em que eu me encontrei aqui dentro da agência. Aqui dentro, na área de jornalismo, nós temos o portal colmeia.biz, o topblog e a revista Whiz. Além disso, a gente tem participação como assessoria de imprensa nos Jobs de publicidade.

04 – O que você pretende fazer depois da Ag. Jr ?

Eu pretendo entrar num estágio muito bom. Por que aqui é o lugar pra você aprender. Aprender, se encontrar e colocar em prática tudo que você aprende na faculdade.


02. Fabiana Marucci, 19 anos, cursa Publicidade e Propaganda.

https://j.gifs.com/kRw8GE.gif

01 – Quando você entrou na agência e o que você faz aqui dentro?

Entrei em outubro do ano passado e sou da parte de Planejamento.

02 – Qual é a sua função nessa área?

É uma área bem estratégica. Nós cuidamos do briefing do cliente depois que ele sai do atendimento, cuidamos das ações de marketing, damos palpite com ideias no conceito criativo, entre outras coisas.

03 – O que você quer fazer depois de passar pela Agência Jr. ?

Meu foco principal é trabalhar em agência, mas gostaria de ter outras experiências também, como trabalhar em uma empresa.

04 – Aqui dentro da Agência Jr. você sente que descobriu realmente a sua área?

Sim, foi aqui que eu descobri! Na verdade, eu entrei na faculdade pensando em atuar na área de criação, daí quando comecei a trabalhar na agência descobri que gosto bastante de planejamento.

05 – Dentro da área de planejamento, o que você mais gosta de fazer?

Acho que ter ideias práticas, montar o conceito e passar isso para a galera de criação.

06 – Você trabalha lado a lado com a área de criação?

Sim! Sempre dou pitacos (meu coração ainda é dessa área haha) e gosto muito dessa relação mais próxima com a parte de criação.

07 – Você tem um trabalho dos sonhos? Um lugar que sempre sonhou em trabalhar?

Tenho sim, a agência DM9. Atualmente, é a que eu mais me identifico.


03. Mattheus Gonçalves, 21 anos, aluno de Publicidade e Propaganda.

https://j.gifs.com/ADQNwP.gif

01 – Quando você entrou na agência e o que você faz aqui dentro?

Entrei em outubro do ano passado também, e sou da área de criação como diretor de arte. Cuido de identidade visual, layout, social media, pôster, ou seja, toda a parte imagética do meio digital e do meio impresso.

02 – Onde você procura referência para suas criações?

No pinterest, Behance… Na vida também (Rs).

03 – E quando a ideia não aparece no momento de criar uma peça? O que você faz?

É frustrante. Eu choro (hahaha). Mas falando sério, às vezes [a ideia] sai do nada, e outras vezes empaca, justamente por querer fazer um trabalho muito bom. É preciso muita imaginação.

04 – O que você mais gosta de fazer na área de criação?

Hoje o que eu mais curto são os posts para as redes sociais.

05 – Foi aqui que você se descobriu?

Sim. Aqui eu pude melhorar e por em prática o pouco que eu já sabia. Na sala de aula a gente tem muito pouco. Aqui, em 1 mês, é possível aprender um pouco sobre tudo, e não só a respeito da nossa área. Por exemplo, no primeiro mês de Agência Jr. eu já aprendi o que era um briefing, sendo que na aula eu só me deparei com isso no quarto semestre da faculdade.

06 – Algum emprego dos sonhos?

Eu penso muito na AlmapBBDO. Por que o diretor de criação deles já deu uma palestra aqui e mostrou alguns cases incríveis.


04. Rodrigo Lima, 20 anos, aluno de Publicidade e Propaganda.

https://j.gifs.com/NkELNp.gif

01 – Quando você entrou na agência e o que você faz aqui dentro?

Entrei em outubro do ano passado também, sou da área de criação, a parte mais legal da agência (hahaha) e atuo como redator.

02 – Você sente um ritmo pesado com os trabalhos da Ag. Jr?

Sim, até por que é uma agência real, nós temos Jobs e clientes reais, o que vai nos dar uma base muito boa para quando sair daqui não se assustar muito.

03 – Pra entrar na Agência Jr. vocês passaram por um processo seletivo e tudo mais. E aqui o trampo não é remunerado. O que você acha disso?

Eu não vejo como um problema. Na verdade, eu acho que a gente se impulsiona mesmo sem o dinheiro, a gente se impulsiona pela vontade de ver um trabalho seu sendo realizado, sabe? Isso é muito gratificante, além de somar para o nosso portfólio de criação. É muito bom por poder citar que trabalhou por prazer, trabalhei por que eu sou apaixonado por publicidade, e é por isso que eu estou aqui.

04 – Você tem vontade de mudar algo no mercado publicitário?

Sim. Essa coisa de fazer publicidade para publicitário. Eu acho que nós, publicitários, vivemos muito nesse mundinho nosso, de viver as mesmas coisas, comentar os mesmo assuntos, analisar os mesmos conteúdos, e a gente precisa sair dessa bolha, até por que as pessoas lá fora estão cagando [pode falar isso? Hahahaha] para a publicidade. Elas mudam de canal, elas acham chato. Então, temos que começar a mostrar um conteúdo que seja do interesse delas, aliando a venda do produto com entretenimento.

05 – E depois da Ag. Jr? Pretende atuar nessa mesma área, em algum emprego dos sonhos?

Sim, pretendo ficar na área de redação, trabalhando com criação e dentro de uma agência, que seja de preferência a Ogilvy.


05. Pedro Castilho, 21 anos, aluno de Publicidade e Propaganda.

https://j.gifs.com/1wYW2P.gif

01 – Quando você entrou na agência? O que você faz aqui dentro?

Entrei em abril do ano passado. Atualmente eu sou o diretor de planejamento.

02 – Você já trabalhou antes, ou essa é a sua primeira experiência profissional?

Na verdade eu trabalho desde os 18 anos. Antes de fazer publicidade eu fazia gastronomia, daí tive a experiência de trabalhar num restaurante durante 6 meses, mas daí percebi que não era o que eu queria fazer da vida.

03 – Você descobriu essa área aqui dentro?

Sim, na verdade dentro da publicidade a área de planejamento é meio desconhecida, né. As pessoas entram no curso imaginando que é apenas ser criativo e fazer inúmeras criações haha. Como eu não tinha muito conhecimento em softwares, como o Photoshop, resolvi investir na área de planejamento, que combina mais com o que eu quero.

04 – Depois de passar pela Júnior, você pretende continuar em agência?

Sim, pretendo trabalhar numa agência de publicidade, com a rotina pesada e tudo mais.


06. Nicole Müller, 19 anos, Aluna de Publicidade e Propaganda.

https://j.gifs.com/n5YxBE.gif

01 – Quando você entrou na agência? O que você faz aqui dentro?

Entrei em outubro do ano passado. Atuo na parte de criação, como diretora de arte.

02 – Como é o trabalho?

Então, a gente tem que tirar as ideias de lugares impossíveis. A gente vive em apuros, o trabalho final é sempre o nosso [da criação], então a gente tem que se ajudar a todo momento, se não alguém pode surtar.

03 – E vocês estudam muito aqui dentro?

Ah sim. A gente tem até alguns workshops, como o de fotografia que aconteceu há pouco tempo. A gente aprende muito um com o outro também, com a própria equipe da Agência. Quando você chega na agência, por exemplo, já troca bastante experiência com os veteranos.

04 – O que você pretende fazer depois da agência? Quer ficar nessa área mesmo?

Em relação ao futuro eu não sei, gosto muito de vídeo, acho que pode ser uma experiência bem legal trabalhar em uma produtora. E sim, quero ficar nessa área mesmo! Recentemente, fizemos um intercâmbio de áreas para cada um experimentar o trabalho que o outro faz aqui dentro. Isso só me fez ter mais certeza de que criação é o meu forte haha.


07. Catarina Castanho, 20 anos, aluna de Publicidade e Propaganda.

https://j.gifs.com/ERZ8Dv.gif

01 – Quando você entrou na agência? O que você faz aqui dentro?

Entrei em outubro do ano passado. Atuo na parte de marketing.

02 – Você já fazia algo profissional antes da Agência Jr?

Não. Eu apenas estava num curso totalmente diferente. Estudava Negócios da Moda, com foco em administração e marketing, e foi aí que eu descobri que eu era apaixonada por essa área. Daí fui fazer Publicidade e Propaganda.

03 – O que pretende fazer depois da Ag.Jr?

Bom, eu pretendo trabalhar em alguma empresa, talvez com foco num mercado da Beleza, e não apenas da Moda.

04 – O que você mais curte na Ag.Jr?

Acho que a oportunidade em si. Na minha primeira semana de agência, eu aprendi mais do que em 2 semestres da faculdade. É o primeiro contato com o ambiente profissional, mas ainda num contexto que você pode errar, e isso permite que você se arrisque com ideias e propostas que fujam do comum, e que numa primeira impressão possa não dar certo.


08. Julia Monego, 19 anos, aluna de Publicidade e Propaganda.

https://j.gifs.com/PNM7Rw.gif

01 – Quando você entrou na agência? O que você faz aqui dentro?

Entrei em abril do ano passado. Atuo na parte de atendimento, que é receber o cliente, fazer as primeiras reuniões, ver exatamente o que ele quer, elaboramos estratégias e depois repassamos isso para a equipe inteira. Nós também montamos cronogramas, prospectamos novos clientes e também novas parcerias.

02 – Como você desenvolve seu trampo aqui dentro?

Então, eu tenho que falar com muita gente e saber lidar com todo tipo de pessoa, e eu amo isso. Tenho que mostrar o por quê de fechar um trabalho e contrato com a Ag. Jr, mostrar o que o cliente vai ganhar com isso, e provar que nós solucionaremos os problemas da empresa dele. E além de cuidar dos meus jobs, como diretora, preciso estar por dentro de tudo o que acontece em todos os jobs da agência e auxiliar as associadas de atendimento para que tudo saia da melhor maneira possível.

03 – E é fundamental que você fale diretamente com todos da agência?

Sim! Pois eu tenho que cobrar todo mundo, preciso que o trabalho esteja pronto, em boa qualidade e dentro da deadline.

04 – E como é o relacionamento aqui dentro?

Todo mundo é muito amigo e ao mesmo tempo profissional, tem até um jeitinho da agência que é muito família, sempre um ajudando o outro. Todo mundo escuta os palpites como uma crítica construtiva, fazemos um feedback mensal, falando onde cada um acertou, onde cada um errou, com direito aos parabéns sempre que for merecido. Aqui todos ficam felizes pelo outro.

05 – E depois daqui?

Então, eu gosto muito de agência, da parte de atendimento e também na área de mídia, mas fico muito atraída pela parte de marketing em empresa pois considero-a muito interessante e importante para qualquer marca, é o marketing que da o direcionamento que a propaganda deve seguir e ele que posiciona como a empresa será vista por todos, elabora estratégias através de estudos e pesquisas entendendo mais do que ninguém o consumidor.. Considero isso mágico!


09. Amanda Borges, 19 anos, curso de Publicidade e Propaganda.

https://j.gifs.com/n5YxMR.gif

01 – Quando você entrou na agência? O que você faz aqui dentro?

Entrei em outubro do ano passado. Faço atendimento.

02 – O que você mais gosta na sua área?

Acho que por eu ser muito metódica, tenho mais facilidade. Tenho que organizar todo mundo, estabelecer prazos, quem vai fazer o quê, essas coisas.

03 – Pode citar um trabalho que você mais gostou de fazer até agora aqui na agência?

Acho que o de social media. É muito bom por que é um desafio, não é um trabalho tradicional em que o cliente pede alterações, daí volta pra gente, a gente manda de volta e está entregue. No trabalho de social media precisamos saber o conteúdo que vai atrair o público, medir a repercussão dos posts, enfim… Tem todo um estudo por trás que é bem diferente. Você tem que ficar ligada 24 horas por dias e às vezes até cumprir o papel de outra pessoa. É desafiador.

04 – Depois da Júnior, pretende estar aonde?

Então, apesar de gostar muito de agência, pretendo fazer apenas um estágio e depois trabalhar em alguma empresa.


10. Júlia Sariev, 19 anos, Publicidade e Propaganda.

https://j.gifs.com/qxV7P2.gif

01 – Quando você entrou na agência? O que você faz aqui dentro?

Entrei em abril do ano passado. Sou a presidente da Agência Jr.

02 – Então, primeiro eu fui diretora de atendimento, e aí, quando a atual presidente da época saiu, fizemos uma eleição. Daí montamos uma apresentação, com as devidas propostas, para depois a agência toda votar e eleger alguém. Eu ganhei e subi para a diretoria da agência, e só depois de 3 meses assumi como presidente.

03 – Muita gente sai daqui com emprego garantido?

Sim, a maioria. É uma coisa que incentiva muito a gente. Nós inclusive fizemos algumas palestras com ex-participantes da Agência Jr. que estão empregados em agências enormes. Só na Thompson (agência de publicidade super conceituada) tem 8 pessoas que fizeram Agência Jr.

04 – O que você faz aqui?

Bom, eu cuido do ambiente interno e externo da agência. É como conduzir as pessoas, dar o voto final no trabalho desenvolvido aqui, além de cuidar da conta bancária. Faço tudo isso com a Ana, que é a vice-presidente.

05 – E em qual área você tem mais afinidade?

Então, eu gosto muito de atendimento, que era onde eu estava antes de assumir a presidência, mas não sei se é o que eu quero seguir.

06 – Onde você pretende estar depois daqui?

Bom, provavelmente em atendimento ou mídia, que eu acho bem legal também. Mas não sei ao certo se pretendo ir pra uma agência, ou se prefiro uma empresa.

Confira algumas fotos:

IMG_0275
Foto: Leticia Riva.

 

IMG_0284
Foto: Leticia Riva.

 

IMG_0285
Foto: Leticia Riva.

 

IMG_0292
Foto: Leticia Riva.

 

IMG_0334
Foto: Leticia Riva.

Por: Marcelo Gasperin e Leticia Riva – Fala!M.A.C.K

0 Comentários

Tags mais acessadas