10 filmes que todo estudante de jornalismo deveria assistir
10 filmes que todo estudante de jornalismo deveria assistir

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > 10 filmes que todo estudante de jornalismo deveria assistir

Se você é estudante, em algum momento já quis assistir a filmes ou séries que falassem do seu curso ou mostrassem o dia a dia da profissão na prática, como Grey’s Anatomy para os fãs de medicina ou Como defender um Assassino sobre direito. Por isso, separei uma lista com 10 filmes incríveis que têm jornalistas como protagonistas para você maratonar. Prepare a pipoca e aproveite.

Filmes que todo estudante de jornalismo deveria assistir

O Bom Sam

melhores filmes netflix
O Bom Sam. | Foto: Reprodução.

Quando um misterioso bom samaritano, mais conhecido como “Good Sam”, passa a distribuir 100 milhões de dólares para pessoas aparentemente aleatórias de Nova York, a repórter Kate Bradley (Tiya Sircar) é encarregada de descobrir a identidade e o motivo por trás das ações do sujeito. O que ela não esperava é ver a própria vida transformada dos pés à cabeça.

The Post

The Post, um dos filmes mais aclamados pela crítica. | Foto: Reprodução.

Em 1971, os editores Katharine Graham e Ben Bradlee do Washington Post arriscam suas carreiras e liberdade para expor segredos governamentais que abrangem três décadas e quatro presidentes dos Estados Unidos.

A Verdadeira História

A Verdadeira História. | Foto: Reprodução.

Este suspense baseado em fatos acompanha a complexa relação entre um repórter decadente do The New York Times e um suspeito de assassinato que roubou sua identidade.

Christian Longo, criminoso na lista dos mais procurados pelo FBI, é preso no México após anos de fuga. Quando foi pego pela polícia, ele se apresentava como Michael Finkel. Ao tomar conhecimento da história, o verdadeiro Michael, um jornalista que tinha acabado de ser demitido do The New York Times, vê a oportunidade de dar uma segunda chance a sua carreira, ao propor ao criminoso escrever um livro sobre seu caso.

Spotlight

Spotlight. | Foto: Reprodução.

A investigação jornalística de casos de pedofilia na Igreja Católica, feita pela equipe Spotlight, do jornal The Boston Globe, ganha destaque neste filme. Essa equipe de jornalistas conseguiu reunir documentos para provar os crimes cometidos e o envolvimento de líderes religiosos que tentaram ocultar os casos. Passados em 2001, o filme é baseado em uma história real.

Um Dia Lindo na Vizinhança

filmes que todo estudante de jornalismo deveria assistir
Um Dia Lindo na Vizinhança. | Foto: Reprodução.

Lloyd Vogel é um jornalista investigativo que recebe a tarefa de fazer o perfil de Fred Rogers, também conhecido como Mr. Rogers, criador de Mister Rogers’ Neighborhood, programa infantil de TV muito popular na década de 1960 nos Estados Unidos.

O Quinto Poder

filmes para quem faz jornalismo
O Quinto Poder. | Foto: Reprodução.

Ao fundar o polêmico site WikiLeaks, Julian Assange conta com o apoio do amigo Daniel Domscheit-Berg. O objetivo da página é fornecer uma plataforma para que denunciantes, anonimamente, exponham segredos do governo e crimes corporativos.

Com o crescimento do site, a dupla logo passa a dar mais furos noticiosos do que a mídia convencional. O grau de influência de Assange aumenta, e a relação entre os dois amigos acaba bastante abalada.

Uma Repórter em Apuros

filmes
Uma Repórter em Apuros. | Foto: Reprodução.

A jornalista Kim Baker decide largar o relativo conforto de uma mesa na redação e a mesmice de um relacionamento sério. Ela aceita passar três meses como correspondente no Afeganistão, um país devastado pela guerra.

Logo após chegar, Kim percebe que não está emocionalmente preparada para os perigos da guerra, mas acaba ficando mais tempo do que o planejado. Apesar dos desafios que enfrenta em uma sociedade que menospreza as mulheres, Kim usa isso para conseguir algumas vantagens.

A Lavanderia

A Lavanderia. | Foto: Reprodução.

A Lavanderia é um filme estadunidense biográfico de comédia dramática dirigido por Steven Soderbergh e roteiro de Scott Z. Burns. Assim, é estrelado por Meryl Streep, Gary Oldman, Antonio Banderas, Jeffrey Wright, David Schwimmer, Matthias Schoenaerts, James Cromwell e Sharon Stone. É baseado no escândalo fiscal dos Panama Papers.

Special Correspondents

Special Correspondents. | Foto: Reprodução.

Para alavancar os índices de audiência de seu programa de rádio, um radiojornalista e seu técnico têm uma grande ideia: os dois decidem fingir os próprios sequestros durante uma rebelião em um país da América do Sul. Para executar o plano, eles se escondem em Nova Iorque. O problema é que as coisas vão longe demais.

E por último e não menos importante, o queridinho no mundo do jornalismo de moda:

O Diabo Veste Prada

O Diabo Veste Prada. | Foto: Reprodução.

Andy, uma moça recém-formada e com grandes sonhos, vai trabalhar na conceituada revista de moda Runway; sua função é ser assistente da diabólica Miranda Priestly. Andy, que não se sente bem no ambiente tenso de trabalho, questiona sua habilidade em continuar como assistente de Miranda.

Por Alexandre Melo – Fala! Mack