​Nintendo antes dos videogames: conheça a origem do jogo
Menu & Busca
​Nintendo antes dos videogames: conheça a origem do jogo

​Nintendo antes dos videogames: conheça a origem do jogo

Home > Entretenimento > Geek > ​Nintendo antes dos videogames: conheça a origem do jogo

Você, com certeza, conhece a Nintendo, a gigante nipônica responsável por marcar a infância e a vida de milhões de pessoas com a diversão e alegria que transbordam de seus jogos, um fenômeno tão grande, que, mesmo quem não liga muito para videogames, provavelmente já teve contato ou ouviu falar sobre Mario, Zelda, Pokemon, entre outros sucessos, mesmo que indiretamente, ela está sempre presente. 

Contudo, nem todos conhecem as origens dessa empresa, como tudo começou até se tornar o que é hoje, uma história rica e que ajuda, inclusive, a explicar muito da filosofia de como seus jogos atuais são desenvolvidos e pensados. Confira, agora, a origem da Nintendo:

Nasce a Nintendo Koppai

nintendo sede
Sede da Nintendo em 1889. | Foto: Reprodução.

​A Nintendo foi fundada em 23 de setembro de 1889, por Fusahiro Yamauchi, possuindo no momento, 131 anos de idade, o que implica, obviamente, que ela não começou com videogames, mas, sim, com um outro tipo de jogo.

Inicialmente chamada de Nintendo Koppai, a empresa tinha como objetivo original a produção de cartas de HanaFuda, traduzindo, “cartas de flores”, que não tinham números ou naipes e tinham um foco maior na arte, afinal, por volta dessa época, os jogos de azar foram ilegalizados no Japão, então, essas cartas eram um belo e prático disfarce para os jogadores. O nome “Nintendo” também remetia a essas práticas, pois se traduz como “deixe a sorte para os céus”, uma expressão comum nos jogos de apostas.

HanaFuda
Cartas HanaFuda. | Foto: Reprodução.

A humilde empresa de Kyoto foi crescendo e ganhando espaço no mercado, até se tornar a maior referência na produção de HanaFuda e era basicamente isso durante suas primeiras décadas de existência, até a chegada de um senhor chamado Hiroshi Yamauchi.

​Uma Era de Mudanças

​Hiroshi foi o presidente mais longevo da história da Nintendo, ficando no cargo de 1949 até 2002, e foi o primeiro que assumiu mais riscos e elevou a Big N a outro patamar. Logo de início, mudou o nome da companhia para The Nintendo Playing Card Company, com a finalidade de tirar a imagem da marca dos jogos de aposta, por se tratar de um mercado mais limitado, principalmente no que diz respeito ao marketing.

Mas foi só em 1959 que a Nintendo deu seu primeiro passo em direção à grandeza, quando ocorreu uma parceria histórica com a Disney, na qual a empresa norte-americana cedeu seus personagens para que fossem feitos jogos de cartas com eles. Essa foi a grande virada na história da Nintendo, pela primeira vez, o seu público era composto de crianças e famílias, algo que se manteve pelo resto de sua existência, e foi um absoluto sucesso. Pouco depois, Hiroshi mudou uma última vez o nome de Nintendo Playing Card Company para simplesmente Nintendo, prevendo que os negócios iriam se expandir para além das cartas, e estava mais do que certo.

mickey
Cartas do Mickey. | Foto: Reprodução.

​O Fim do Começo

​A parceria com a Disney deu a Nintendo experiência no mercado de jogos infantis, o que acarretou, pouco tempo depois, na produção de brinquedos. É nesse ponto que surge um dos maiores e mais importantes funcionários que já trabalhou na Nintendo, Gunpei Yokoi. Nomes como Shigeru Miyamoto, Satoru Iwata, Koji Kondo e Masahiro Sakurai podem até ser mais famosos, mas foi Yokoi que deu início a Nintendo mágica e cheia de criatividade que o público se acostumou a ver.

De início, ele era um simples empregado, responsável pela confecção de cartas, como a grande maioria que lá estava. Até que, um dia, Yokoi foi visto no trabalho com um tipo de dispositivo que usava para pegar objetos distantes com maior facilidade, Yamauchi viu e, encantado, pediu que desenvolvesse a ideia para um brinquedo que pudesse ser vendido no Natal de 1966. Dessa ideia, surgiu a UltraHand, um brinquedo de muito sucesso, vendendo mais de 1 milhão de unidades.

UltraHand
UltraHand. | Foto: Reprodução.

A partir disso, a melhor maneira de descrever a Nintendo seria uma empresa de brinquedos e, por mais incrível que pareça, os conceitos hoje aplicados nos jogos, de certa forma, podem ser vistos nos brinquedos após a UltraHand. Em geral, todos tinham um conceito muito simples, mas que era transformado em algo incrivelmente divertido, como o Time Shocker, um quebra-cabeças com limite de tempo para encaixar todas as peças, e até alguns que mais tarde se tornariam jogos de NES, como DuckHunt e WildGunman, ambos jogos de tiro.

Yokoi não trabalhou em todos os brinquedos, mas grande parte foi sua criação, até que, no final dos anos 1970, queria entrar no mercado de videogames. O primeiro “console” da Nintendo foi o Color-TV Game Series, que nada mais era do que uma variação do jogo Pong, então nada demais. Foi somente com a criação do Game&Watch, também inventado por Yokoi, e com os arcades de Donkey Kong, que a Nintendo abandonou os brinquedos e se tornou, definitivamente, uma desenvolvedora de videogames, porém, sem nunca esquecer de suas raízes e do seu principal norte, a diversão do jogador.

__________________________
Por Gustavo Oreb Martins – Fala! Cásper

Tags mais acessadas