Home / Colunas / Partiu Maceió: dicas para curtir o verão na capital de Alagoas

Partiu Maceió: dicas para curtir o verão na capital de Alagoas

Por Beatriz Mazzei – Fala! Anhembi

O verão se aproxima e com ele, as férias e festas de final de ano. Nessa época do ano muito se fala sobre a Bahia ou Recife, mas existe outro destino que também é capaz de proporcionar bastante lazer nos seus dias de sol: Maceió.

A capital do estado de Alagoas é banhada por 40km de litoral e 22km de lagoas, sendo por isso, conhecida como o paraíso das águas. Se você quer conhecer um mar cristalino que oscila entre o verde e o azul, as praias de Maceió vão te encantar pela beleza natural.

Além das praias e lagoas, na cidade é possível conhecer bons lugares para comer, beber e comprar artesanatos locais. Quer saber mais sobre Maceió? Confira nossas dicas e sugestões.

Ponta verde

Ponta Verde é um dos bairros mais conhecidos de Maceió e também um dos mais nobres. É tipo a Paulista ou a Copacabana de Maceió. Por isso, a dica é começar o turismo por ele, afinal, é lá que fica todo o agito: praias mais movimentadas, restaurantes, bares, baladas e feiras de artesanato.

Na Ponta Verde você encontra uma estrutura mais preparada para passar o dia todo, e até mesmo curtir a noite. Sem mencionar que chegar à Ponta Verde de ônibus não é difícil, existem muitas opções, diferente de outros lugares (fica aqui os parênteses: andar de ônibus em Maceió é bastante complicado, pesquise bastante ou prefira um uber quando possível)

Bem ao lado da Ponta Verde, fica o bairro da Jatiúca, se você for andando mal dá para perceber o limite entre um bairro e outro. Na Jatiúca também se encontram muitos comércios e opções de lazer.

Guaxuma

A praia do bairro de Guaxuma é mais indicada para quem gosta de praias pouco movimentadas e mais tranquilas. Distante cerca de 10 km do centro de Maceió, essa praia é ideal para contemplar a natureza e ficar de boa. O local contêm boas estruturas de barracas e banquinhos cobertos.

Cruz das almas

Conhecida como reduto dos surfistas, essa é a praia ideal para quem curte surf ou windsurf. Cruz das Almas é uma praia que fica próxima às praias da Ponta Verde e da Jatiúca, porém, a praia costuma ser bem mais tranquila, até por conta das ondas fortes, que atrem mais surfistas do que banhistas.

Noite

Para se divertir a noite, as áreas da Ponta Verde e Jatiuca são as mais badaladas. Para quem gosta de bares mais sofisticados o Maikai oferece rodízio de petiscos, chopes e música ao vivo. As atrações costumam variar entre sertanejo, axé e reggae.

Já para a galera mais alternativa, o Pub Fiction, que também fica na Jatiuca, é uma opção para quem gosta de rock, pop ou funk. A programação da casa oscila entre djs e bandas, geralmente de rock.

Compras e o centro

Muitas pessoas gostam de aproveitar as feirinhas das praias para comprar artesanato, comidas ou bebidas. Em Maceió, você encontra variedade nas feiras da Ponta Verde ou no núcleo de artesanato do Pontal da Barra, que fica bem no centrão de Maceió.

Ir à feira do Pontal é indispensável para quem quer conhecer Maceió de verdade, afinal, o centro, longe dos luxos das praias, releva outros lados da cidade. Lá é possível ter contato com a população ribeirinha e conhecer o artesanato feito por essas pessoas. No Pontal você encontra roupas, redes, cerâmicas e as cachaças e cervejas locais. Outro ponto legal da região é a oportunidade de conhecer a Lagoa Mundaú que fica linda no final da tarde.

Confira também:

– Por que fazer intercâmbio estimula a criatividade?

– Visto na mão e pé na estrada – confira como foi a experiência de alunas da Cásper Líbero na Holanda

Confira também

Elenco e produção da Globo relembram sucessos de 2017 e anunciam novela de tema medieval para 2018

Por Tatiane Vieira de Melo – Fala! Universidades   A sexta-feira da CCXP17 lotou as ...