Home / Colunas / Cidade de Toronto – parque localizado em Pirituba está em situação de abandono

Cidade de Toronto – parque localizado em Pirituba está em situação de abandono

Por Sophia Lopes Peres e Isabella Von Haydin – Fala! Cásper

 

O parque Cidade de Toronto – inaugurado em 1992 e localizado em Pirituba – é um presente do Canadá para o Brasil e tinha como objetivo ser um projeto de recuperação de áreas degradadas.

Hoje, de um modo totalmente contraditório, o local em si é uma área degradada que necessita de recuperação.

O ambiente é lindo, com mais de cem espécies de árvores e flores, um espaço para caminhar e um lago bem grande. Porém, todo este cenário é extremamente mal cuidado – as plantas precisam ser podadas, a vida marinha habita um lago em estado crítico com problemas de assoreamento e as pontes e trilhas estão em pedaços (literalmente).

Durante nossa visita ao parque, encontramos moradores da região desapontados com a falta de zelo e cuidado. Os mesmos estavam anotando em um caderno reparos a serem feitos.

“Isso é um retrato da administração pública do Brasil”, é o que disse Geraldo Afonso dos Santos, morador da região de Pirituba e criador da Associação Amigos do Parque Cidade de Toronto.

Apesar de tudo, haviam muitas pessoas curtindo o parque no sábado em que o visitamos, e o mesmo tem boas avaliações no Trip Advisor.

O parque foi deixado de lado pelo governo municipal, que deveria ser responsável por sua manutenção. Inconformados com a situação, os moradores resolveram fazer o trabalho por si mesmos. Assim surgiu a Associação Amigos do Parque Cidade de Toronto, que há dez anos vem brigando pela melhoria do local.

É importante também ressaltar a falta de cuidado dos próprios visitantes, que poderiam cuidar da preservação do parque. Porém, o que vimos foram sacolas plásticas na grama, garrafas e até mesmo um chinelo no lago, além de algumas placas pichadas.

 

E como fica a privatização?

A privatização consiste em transferir algo que é do domínio do Estado para a iniciativa privada. O Parque Cidade de Toronto, assim como outros 13 parques de São Paulo, está no processo de ser privatizado.

É possível que o Cidade de Toronto seja privatizado junto com o Ibirapuera, o que significa que a empresa que tiver o domínio sobre o Ibirapuera terá que cuidar do Cidade de Toronto também.

“Isso aqui vai ficar no mesmo abandono”, afirmou Geraldo. Ele acredita que não haja possibilidade de empresas lucrarem com esse parque, diferentemente de outros como o Ibirapuera, que já é considerado um ponto turístico da cidade.

O parque Cidade de Toronto está localizado no seguinte endereço: Avenida Cardeal Motta, 84 – Pirituba.

 

Veja as fotos e confira a atual situação do parque:

 

Confira também:

– MASP comemora 70 anos com programação especial no mês de outubro

– Um rolê pelo Sesc 24 de Maio – confira o que encontramos no prédio

Confira também

Deadpool 2 e outros lançamentos ocupam estande da FOX na CCXP2017

Por Gabriela Almeida – Fala! Universidades   A Fox marcou presença, novamente, na CCXP deste ano e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *