Você já ouviu falar no projeto Interatléticas? Pois bem, nós fomos atrás deles para saber um pouco mais a respeito dessa iniciativa, e descobrimos que se trata de uma nova categoria de jogos universitários que surgiu recentemente, mas que já abarcam mais de 50 atléticas dentro dos seus campeonatos.
Em entrevista com o Fala! Universidades, a equipe do Interatléticas nos respondeu uma série de perguntas sobre o objetivo, as modalidades e o modo de participação do projeto. Confira a nossa entrevista:
FALA!: Quando e como surgiu o projeto?
Interatléticas: O projeto surgiu em 2010, depois de uma conversa entre dois amigos. Um era o Pana, que na época era diretor de eventos da Atlética de Turismo da USJT, e o outro era o Bruno Terakado, que cursava Sistemas de Informações na USP Leste e era membro da DASI.
A ideia era criar uma competição entre atléticas pequenas e médias, para elas se integrarem e evoluírem juntas.
A princípio, foi pensado em uma espécie de “jogos”. Naquela ocasião foi bolado o Festival, que foi o pontapé de todo o projeto. Ele ocorreu no ano de 2010 e contou com oito participantes, sendo Direito São Judas Tadeu, Engenharia IFSP, Ed. Física Anhembi Morumbi, Comunicação & Artes Anhembi Morumbi, Ed. Física UNISA e Fisioterapia São Judas Tadeu, além é claro de DASI USP e Turismo USJT.
O I Festival contava com society masculino e truco como modalidades – sem contar o open churras. Foi realizado no Metroball, um clube de society perto do metrô Jabaquara, onde compareceram mais de 200 pessoas entre atletas e torcedores. De lá para cá evoluímos os pensamentos, conseguimos fazer outras versões do festival, adquirimos experiência e aprendemos tanto profissionalmente como pessoalmente.
A partir disso, conseguimos expandir as modalidades trabalhadas, os eventos e a complexidade do projeto.
FALA!: E qual é o objetivo deste projeto?
Interatléticas: O objetivo do projeto é trazer vida a atléticas que às vezes só existem no Facebook ou na cabeça do idealizador. A gente pretende pegar entidades sem apoio e ajudá-las com eventos, jogos, conselhos, enfim, dar vida para atléticas! Nosso objetivo maior sempre será a evolução, tanto pessoal quanto acadêmica de todos que participam e permeiam o projeto.
FALA!: Vocês produzem campeonatos de futsal, handebol, basquete, vôlei, mas também de truco, sinuca e dominó. Podem explicar por que optaram por essa diversidade nas modalidades?
Interatléticas: Nós queremos de fato pregar a integração entre os universitários! As modalidades coletivas são ótimas, geram rivalidade sadia, porém, nada integra mais as pessoas do que jogar um baralho ou uma sinuca, e de quebra conhecer pessoas de faculdades diferentes. Queremos que todos joguem e façam parte das atléticas, desde os mais introvertidos aos mais extrovertidos, desde os mais bem preparados até os que estão fora de forma. Queremos introduzir o pensamento que o período universitário é único e deve ser aproveitado da melhor maneira possível!
Além do mais, essas modalidades são baratas de executar, dando reais possibilidades de atléticas pequenas conquistarem troféus!

FALA!: Quantas universidades já aderiram ao projeto? Tem algumas que já se destacaram? Existe um ranking geral?
Interatléticas: Estimamos que dentre 50 a 60 atléticas da Grande São Paulo, das mais variadas universidades, já tenham participado de ao menos um evento nosso! Várias se destacam, algumas se destacam nas modalidades individuais, outras nas coletivas. Isso é muito relativo.
E sim, nós temos dois rankings – um que é o ranking histórico, que calcula todos os pontos desde 2010, e o outro é o ranking anual, que é mais disputado!
FALA!: É muito bacana a iniciativa de promover o esporte universitário. Vocês acham que falta este tipo de iniciativa no meio universitário?
Interatléticas: Falta muito! Mas falta tanto do setor público quanto do setor privado. As opções que temos hoje são caras, burocráticas e não oferecem de fato a chance de trazer vida para as atléticas. Projetos que possuem patrocínio ao invés de reverter isso em benefício das participantes, que só pensam em lucrar mais e mais. Além de angariar com patrocínio, angariam com inscrições, taxas de arbitragem altas, taxa de atleta, enfim… Nosso intuito não é esse! Nosso intuito é que o projeto seja sustentável, e que pague seus custos para reverter os benefícios e melhorias a seus participantes.
FALA!: Os vencedores dos campeonatos levam algum prêmio para casa?
Interatléticas: Levam sim! Medalhas, troféus, pontuação no ranking e benefícios que conseguimos com parceiros fixos ou pontuais. Sempre procuramos dar uma premiação bacana.
FALA!: Qualquer atlética pode participar? Como é o processo para entrar no projeto?
Interatléticas: Todos são bem vindos! Para jogar é só pagar a inscrição referente a modalidade. Não temos taxa de atleta, não temos burocracia nem nada!
Catalogamos todos através de e-mail, mantemos contato através do e-mail, whatsapp e grupo de facebook, onde as informações são transmitidas. Tudo muito prático e dinâmico.
FALA!: Qual é a periodicidade que vocês marcam os jogos?
Interatléticas: Os jogos de campeonato, como futsal e handebol, geralmente ocorrem todos os finais de semana, enquanto os torneios ocorrem de mês em mês, e o festival uma vez por ano! Alguns eventos ocorrem semestralmente e outros são bimestrais, mas isso depende muito da disponibilidade dos participantes.
FALA!: E acontece aquela integração depois dos jogos?
Interatléticas: Não só depois, mas durante também! A organização já pagou até esfiha para todo mundo durante os jogos de futsal! Sempre rola após os jogos uma passada nos bares, uma confraternização na casa de algum diretor.
FALA!: Querem deixar um recado para quem ainda não conhece o Interatléticas?
Interatléticas: Para quem não conhece o projeto, fique a vontade para entrar nos nossos grupos de whatsapp e facebook para observarem como é o funcionamento. Venham assistir os jogos para observar a logística, peçam nossa apostila para entender mais sobre os sistemas de pontuação! Queremos atingir a todos e melhorar sempre. As portas estão abertas para aqueles que quiserem evoluir mutuamente!
Clique AQUI e acompanhe o Interatléticas pelo Facebook.
Por: Marcelo Gasperin – Fala! Universidades
0 Comentários