Home / Colunas / Filosofia de Vida: O Filme Observar e Absorver Está Disponível na Internet

Filosofia de Vida: O Filme Observar e Absorver Está Disponível na Internet

Existe um sujeito, chamado Eduardo Marinho, que é capaz de fazer você refletir o sentido da vida.

Com apenas algumas palavras, sem termos difíceis de compreender, este filósofo de rua pode abrir a sua mente, ou pelo menos colocar um ponto de interrogação no seu jeito de enxergar o mundo.

Mas o melhor disso tudo é que ele foi filmado (com uma bela qualidade, aliás) e se tornou o protagonista do filme Observar e Absorver, de Junior SQL.

Provavelmente, você pode até ter assistido o Eduardo Marinho em algum vídeo no YouTube (clique AQUI e assista o vídeo viral de Eduardo Marinho), mas dessa vez ele soltou o verbo num filme com 1 hora e 11 minutos de duração.

Antes de você assistir, só queremos deixar claro que os argumentos são fortes e você está sujeito a uma transformação psicológica (de baixo ou alto nível):

Para complementar as ideias, trocamos uma ideia com Junior SQL, o desenvolvedor do filme, que fez as entrevistas com o Edu e fez a honra de disponibilizar este material na internet. Confira:

Fala!: Junior, primeiramente, obrigado por disponibilizar este filme. Você demorou quanto tempo para filmar o Edu? Como foi o processo de filmagem?

Junior: Cara, a parte mais simples foi justamente o processo de filmagem. O filme é feito praticamente durante nossa viagem para São Paulo, onde ficamos por 1 semana, e que por sinal foi uma experiência bastante interessante – viajar com a Celestina (Kombi do Edu), nunca imaginei que um dia eu iria dormir na AV Paulista dentro de uma kombi. Juntando todo processo de filmagem e edição foram 6 meses para finalizar.

Foto: Igor Goulart.

Fala!: O meio universitário é cercado de estereótipos e padrões, como o clássico “você deve conseguir um lugar no mercado de trabalho e ser bem sucedido”. Como você passa a enxergar o mercado de trabalho e o seu ofício dentro dele depois de gravar este filme?

Junior: Eu nunca me encaixei nesse padrão do mercado de trabalho. Meu último emprego, por exemplo, eu que criei. Fazia parte de um grupo de humor, fiquei 10 anos fazendo vídeos para o YouTube, e esse era meu trabalho. Sempre procuro fazer o que eu gosto, e enfrento sem problema nenhum os perrengues que vão surgindo por seguir essa linha. Antes de gravar esse filme com o Eduardo, eu já tinha feito um dos vídeos que tem dele na internet, que se chama “Filósofo da rua” (clique e assista), que aliás foi o segundo vídeo que ele gravou.

Quando eu comecei a procurar o tema para o meu primeiro longa, eu resolvi dar uma mergulhada nos meus vídeos e vi esse vídeo novamente do Filósofo da Rua , e na hora até imaginei que alguém já tinha feito algo com ele, mas depois de pesquisar vi que não, e aí resolvi fazer o filme sem pensar 2 vezes.

Foto: Igor Goulart.

Fala!: Um lance bem legal do filme são as entrevistas, com a participação de integrantes da antiga banda ForFun e atual Braza, integrantes do grupo OPNI, e até da filha de Eduardo Marinho. Qual foi o motivo de expor essas entrevistas?

Junior: A minha ideia inicial não era ter muito depoimento, queria fugir um pouco do óbvio de um documentário clássico. Quando comecei a filmar, fiquei sabendo que o Braza tinha lançado uma música utilizando uma parte de um dos vídeos do Edu, daí eu ouvi a música, achei bacana, e senti que seria interessante ter eles no filme. Com o grupo OPNI foi praticamente a mesma coisa, quando viajamos pra SP, na volta o Eduardo resolveu passar em São Mateus para visitar o Toddy – era algo que não estava planejado. Chegando lá eu conheci os caras, achei o trampo deles fantástico e mais uma vez senti que seria muito interessante eles participarem. No caso da Brisa, a filha do Edu, eu comecei a sentir necessidade de ouvir alguém da família, e já que a Brisa foi a primeira filha dele, eu sabia que ela ia ter bastante coisa pra compartilhar.

13161838_1734915093416003_5200614128312690402_o
Foto: Igor Goulart.

Fala!: Pode deixar um recado para quem ainda não assistiu, e dizer o que você quer passar de mensagem com o filme?

Junior: O objetivo do filme é simplesmente causar reflexão, fazer pensar sem dar muitas voltas. Observar e Absorver. E pelo o que eu tenho recebido de mensagens de quem já assistiu, acho que tá dando certo.

Por: Marcelo Gasperin – Fala!Universidades

Confira também

Conheça o Espaço Higienópolis, que conta com sarau, gincanas e república para jovens universitários

Por Patrícia Carvalho – Fala! M.A.C.K   É por meio de Flash Mobs, encontros na garagem ...

2 Coment.

1. Jonas Américo

Simplesmente magnifico, estava muito ansioso para ver o Doc, já acompanho o Eduardo e o Junior Sql a algum tempo, valeu Edu pelas ideias, sempre somando positivamente num questionamento saudável sobre a vida de modo geral, e Junior pela disposição de fazer este DOC maravilhoso, realmente após ver aquele teu video “O que aconteceu comigo” da pra ver a evolução, foi pra um lado totalmente interessante, de reflexão profunda, que venham mais DOCS, e mais trampos, com certeza seu caminho esta sendo trilhado com muita luz.

2. Eduardo, monstro mitológico mítico !