Home / Colunas / Os 10 cursos superiores de curta duração com os maiores salários

Os 10 cursos superiores de curta duração com os maiores salários

Via Guia da Carreira

A graduação de curta duração tem sido muito procurada por brasileiros que buscam entrar rapidamente no mercado de trabalho. O estudante leva, no mínimo, quatro anos para concluir uma licenciatura ou bacharelado, enquanto um curso tecnológico pode ser feito em metade desse tempo. Pensando nisso, o Guia da Carreira fez um levantamento inédito que identificou os dez cursos de dois anos listados pelo MEC com os maiores salários de entrada (assistentes, auxiliares, etc.).

Pilotos de avião lideram a lista, com salário inicial médio de R$ 4.117, seguidos por gestores ambientais, R$ 3.584, e designers de produtos, R$ 2.759. Completam as primeiras posições do ranking corretores imobiliários, com vencimentos médios de R$ 2.470, e profissionais especializados em processos gerenciais, R$ 2.398.

Diferentemente dos cursos técnicos, os tecnológicos oferecem aos alunos um diploma de ensino superior. Em geral, são graduações criadas para atender uma demanda específica por mão de obra especializada – o que resulta numa alta taxa de empregabilidade. Assim, explica Fernanda Lapidus Hecht, gerente responsável pelo Guia da Carreira, formações de curta duração são parte de um novo cenário educacional, em que o estudante se forma rapidamente e tem sua entrada no mercado de trabalho facilitada.

“O salário inicial é importante; no entanto, não deve ser o único aspecto considerado pelo aluno na hora de se decidir por uma graduação. Ele deve levar em conta também suas aptidões e preferências, bem como o valor total despendido. Para se tornar um piloto de avião, por exemplo, o estudante precisa arcar com mensalidades de até R$ 1.500, além de bancar, no mínimo, 150 horas de voo”, ressalta Fernanda.

Confira também:

– Quanto pagam os estágios dos 10 cursos mais procurados do país?

– 7 Famosos que já foram estagiários

Confira também

Quadros de um país – exposição no Itaú Cultural retrata a história do Brasil

Por Renan Dantas – Fala! M.A.C.K   Vislumbrar a história do Brasil por meio de ...